Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Amazônia e Cataratas do Iguaçu poderão ser as novas maravilhas da natureza
Início do conteúdo da página

Amazônia e Cataratas do Iguaçu poderão ser as novas maravilhas da natureza

Internautas ainda podem votar nos finalistas do concurso da fundação New Seven Wonders
  • Publicado: Terça, 21 de Julho de 2009, 21h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Julho de 2009, 11h57
Detalhe da Floresta Amazônica

Autor:Christian Knepper

Detalhe da Floresta Amazônica

Parque Nacional do Iguaçu

Autor:Christian Knepper

Parque Nacional do Iguaçu

A Fundação New 7 Wonders divulgou na terça-feira (21/7) os 28 finalistas do concurso Novas Sete Maravilhas da Natureza. Entre eles, dois destinos brasileiros: as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, e a Amazônia, que se estende pelo Brasil e outros oito países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. 

Milhares de internautas participaram da votação, iniciada em 2007, que contou com mais de 400 candidaturas. Os vencedores serão conhecidos em 2011, quando termina a terceira etapa do concurso. Até lá, a Fundação espera receber mais de um bilhão de votos. Os interessados podem participar da eleição no endereço eletrônico www.new7wonders.com.

Os brasileiros demonstram a força em números. Em 2008, o Amazonas recebeu quase 500 mil turistas. O maior estado do País concentra 60% da Floresta Amazônica, o maior laboratório vivo do mundo. Estima-se que cerca de um milhão de espécies animais e vegetais vivam no local. A riqueza encanta biólogos, ecologistas e ecoturistas. Afinal, são 324 tipos de mamíferos, 2.500 espécies de peixes e 1.800 espécies de aves.

Já o Parque Nacional do Iguaçu, uma das maiores reservas florestais da América do Sul, recebeu 1,1 milhão de visitantes no ano passado. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu. Dependendo da vazão do rio, o número de quedas d’água varia de 150 a 300, com até 82 metros de altura. A formação geológica do cenário tem aproximadamente 150 milhões de anos.

Manaus (AM) e Foz do Iguaçu (PR) estão entre os destinos prioritários do Plano Nacional de Turismo 2007-2010, que tem como meta priorizar 65 regiões turísticas com padrão de qualidade internacional. Em seis anos, os municípios indutores receberam R$ 1 bilhão por meio do Ministério do Turismo para investimentos em infraestrutura.

registrado em:
Fim do conteúdo da página