Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Enoturismo será tema de seminário em Bento Gonçalves (RS)
Início do conteúdo da página
MERCADO

Enoturismo será tema de seminário em Bento Gonçalves (RS)

Segunda edição do evento, promovido pelo Ministério do Turismo durante a 27ª ExpoBento, tem como intuito incentivar a atividade turística nas vinícolas brasileiras

  • Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 10h04
  • Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2017, 11h31

 Por Geraldo Gurgel 


Vinhos produzidos em Bento Gonçalves. Crédito: Embratur

Responsável por 90% da produção vinícola brasileira, o Rio Grande do Sul é um celeiro de iniciativas modelo que associam a indústria do vinho ao turismo no Brasil. Para incentivar a multiplicação dessas experiências, o Ministério do Turismo realiza nos próximos dias 13 e 14 de junho, em Bento Gonçalves (RS), o seminário “Enoturismo: Oportunidades e Perspectivas de Desenvolvimento”.

O objetivo do evento é estimular o incremento dos negócios vitivinícolas por meio do turismo e apostar no enoturismo como foco de experiências para os turistas nacionais e internacionais. Com isso, o ministério deseja criar um ambiente propício entre empresários, agentes do governo e especialistas do ramo para discutir os desafios, oportunidades e o alto potencial de desenvolvimento do segmento no país.

Está prevista para o dia 13 uma visita técnica para os participantes do seminário. O dia de campo será na Vinícola Don Giovanni, que vai mostrar o modelo de negócio desenvolvido com a exploração do turismo na empresa. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), atualmente somente 25% das vinícolas gaúchas oferecem alguma atividade ou produto ligada ao turismo. Entretanto, 42% têm planos de desenvolver algum atrativo para o turista até 2019. Em média, 15% da receita das vinícolas do Rio Grande do Sul é proveniente do enoturismo, um resultado próximo da média mundial, que gira em torno dos 20%.

A proposta trabalhada pelo Ministério do Turismo é que as vinícolas explorem o turismo através de outras atividades, além da produção de vinhos e espumantes, com roteiros de charme, hotéis boutique e gastronomia gourmet. A parte técnica do seminário, marcada para o dia 14, acontecerá no salão de eventos da 27ª ExpoBento. Na ocasião, serão apresentados casos de sucesso com a diversificação dos negócios como hospedagem e alimentação de alto padrão. O Diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser, também apresentará as linhas de crédito para os investidores do segmento.

“Estamos confiantes de que a realização de eventos como este contribuirão de maneira significativa para a estruturação do enoturismo no país com o intuito de gerar ainda mais emprego e renda nessas localidades”, afirmou o Coordenador-Geral de Atração de Investimentos do MTur, Rodrigo Marques.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas na página do Ministério do Turismo na internet através do link: www.investimento.turismo.gov.br. Mais informações pelos telefones (61) 2023-7680/7663.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página