Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Hoje é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Início do conteúdo da página
Institucional

Hoje é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Para reforçar a importância da data, Ministério do Turismo realiza ações de prevenção e incentivo a denúncias contra o crime

  • Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2017, 10h08
  • Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2017, 14h19

Por Nayara Oliveira

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos, moradora de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada, cruelmente assassinada e os agressores não foram punidos. Desde então, a data virou um marco e passou a ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para chamar a atenção da sociedade para esse tipo de crime, o Ministério do Turismo divulga hoje o terceiro vídeo de uma série que começou no carnaval no estilo câmara escondida.

O vídeo, divulgado hoje nas redes sociais do Ministério do Turismo, ilustra consumidores comuns em bares e restaurantes sendo servidos com talheres e utensílios de criança. A ideia é gerar situações que causem o estranhamento dos participantes, assim como o abuso ou exploração de crianças deveria causar.

Para prevenir e enfrentar o crime no âmbito do turismo, o MTur desenvolve ações e programas que estimulem denúncia de abusos e explorações. “Muitas vezes o abuso acontece na nossa frente, e não temos a iniciativa de denunciar. Não podemos permitir que esse tipo de prática criminosa aconteça no turismo. Na dúvida, denuncie, que os órgãos competentes tomarão a providências necessárias”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Nos momentos em que o fluxo turístico aumenta no Brasil, como no carnaval, Copa do Mundo e Olimpíada, o governo federal intensifica as ações de sensibilização e divulgação do Disque 100.

Em 2004, o Ministério do Turismo criou o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), com objetivo de sensibilizar a sociedade civil e profissionais ligados direta ou indiretamente ao setor turístico, como garçons e taxistas. Entre as ações práticas estão a promoção de turismo sustentável e proteção da criança e do adolescente por meio de orientação da legislação relacionada ao tema; realização de seminários e palestras; produção e divulgação do Manual do Multiplicador; apoio a emendas parlamentares que visem políticas públicas de combate ao crime; e divulgação da campanha Respeitar, Proteger e Garantir.

registrado em:
Fim do conteúdo da página