Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Carnaval agita o interior e movimenta o turismo
Início do conteúdo da página
carnaval

Carnaval agita o interior e movimenta o turismo

A festa mais popular do Brasil se destaca em todas as regiões do país e atrai multidões

  • Publicado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2017, 09h38
  • Última atualização em Sexta, 10 de Fevereiro de 2017, 12h34

Por Geraldo Gurgel

Muitas pessoas começam a planejar os dias de folga do carnaval com bastante antecedência e, nem sempre os destinos dos sonhos são os já tradicionais carnavais do Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, entre os mais badalados. Longe das capitais da maioria dos estados, cidades interioranas duplicam a população nos dias do reinado de momo. A Agência de Notícias do Turismo separou alguns destinos das cinco regiões brasileiras que são famosos também pela popularidade do carnaval.


Carnaval de rua em Caicó (RN). Crédito: Ilmo Gomes

Nordeste

Carnaval no Nordeste é como festa junina. Toda cidade tem. Algumas se destacam como Aracati (CE), onde os foliões se dividem entre as ruas do centro histórico e a badalada praia de Canoa Quebrada. Já no sertão potiguar, Caicó, pertinho da divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba e o Ceará, é o palco de uma grande festa. As ruas da cidade são tomadas pelos foliões. A culinária típica da região, a base de carne de sol, feijão verde, macaxeira, manteiga de garrafa e queijo de coalho, e o artesanato de bordados completam o pacote de atrativos desse carnaval sertanejo embalado pelo forró elétrico. A festa gira mais de R$ 60 milhões na economia local, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Norte

O Carnaval das Águas de Cametá (PA) é o destino mais comentado dos foliões do Norte. Ainda bem que água não é problema para a cidade de 70 mil habitantes do baixo rio Tocantins, pois a tradição do “mela-mela” impera durante os dias de festa. A culinária é tipicamente indígena como o peixe mapará assado com açaí, a torta de camarão e a sopa de “aviú”, um minúsculo camarão.

Já o banho de lama no mangue é a marca do carnaval de Curuçá, destino do litoral paraense, onde a fantasia “ecológica” alerta para a preservação do caranguejo. Tem ainda o Carnarimbó no município de Marapanim. Na região onde as distâncias são medidas em dias de viagem pelos rios, quem fica ou chega em Manaus (AM), literalmente bomba numa autêntica festa de interior da Amazônia. O Carnaboi tem raízes folclóricas e mistura o samba com as toadas de Parintins.

Sudeste

As cidades históricas mineiras também são grandes atrativos de carnaval. Todas elas recebem multidões subindo e descendo ladeiras. As ruas de Ouro Preto, Diamantina, Congonhas, Tiradentes, São João Del Rei e Sabará, entre outras, parecem ainda mais estreitas nos dias de carnaval. Se o interesse do turista não for exclusivamente a folia, dá para aproveitar o passeio para se inteirar do passado colonial, da história do Brasil e da arquitetura barroca. Ainda no Sudeste, São Luiz do Paraitinga (SP), tem a maior festa de marchinhas de carnaval da região do Vale do Paraíba. É outro exemplo de destino turístico histórico que se transforma no carnaval.


Carnaval em Corumbá (MS). Créditos: Clóvis Neto (dir. acima e esq. abaixo) e Luiz Andrade (esq. acima e dir. abaixo)

Centro-Oeste

As históricas Pirenópolis (GO) e a Cidade de Goiás, antiga capital do estado goiano, estão entre os destinos favoritos do carnaval do Centro Oeste. Atrativos históricos e naturais dividem a atenção dos visitantes com os momentos de folia nas ruas. Caldas Novas com suas águas termais e cidades com praias fluviais também realizam grandes festas. Corumbá (MS), no rio Paraguai, na divisa com a Bolívia, mescla os atrativos históricos e do pantanal com um dos maiores carnavais de rua da região central do Brasil. A cultura pantaneira exerce forte influência no carnaval local.

Sul

Os sulistas se encontram no carnaval de Santa Catarina. Laguna, ao sul, e Balneário Camboriú, ao norte de Florianópolis, estão entre os destinos mais procurados, depois da capital. Os dois balneários recebem os foliões, servindo de parada obrigatória para quem quer se refrescar depois da maratona intensa nos shows e festas de carnaval. Em Tramandaí (RS), o carnaval reúne tradições gaúchas a costumes do carnaval.

registrado em:
Fim do conteúdo da página