Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Oferendas para Iemanjá chamam atenção de turistas na Bahia
Início do conteúdo da página
TURISMO RELIGIOSO

Oferendas para Iemanjá chamam atenção de turistas na Bahia

Em Salvador, palco das maiores celebrações para a Rainha do Mar, a festa terá como principal ponto de encontro a praia do Rio Vermelho

  • Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2017, 11h02
  • Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 10h34

 Por Lívia Nascimento


Festa para Iemanjá na Bahia. Crédito: Guto Martins

 

Conhecida como a Rainha das Águas e dos Mares, Iemanjá é a grande homenageada desta quinta-feira (02). Por todo o Brasil, o dia será dedicado àquela que também é conhecida como Mãe D’ água e que conta com uma forte devoção popular. Na Bahia, a festa é um importante evento religioso e desperta a curiosidade de muitos turistas.

Durante todo o dia, as praias da capital baiana e de outras regiões do país serão palco das muitas oferendas ao orixá mais conhecido das tradições da umbanda e candomblé. Um dos pontos de maior concentração das festividades em Salvador é a Praia do Rio Vermelho, onde está localizada a Casa de Iemanjá. No local, um grande balaio recebe as muitas oferendas - bijuterias, perfumes, flores, entre outras - que são levadas ao mar posteriormente.

Os pescadores locais também utilizam suas embarcações para transportar turistas e praticantes da Umbanda e Candomblé que desejam levar suas oferendas para alto mar. Durante todo o dia, elementos religiosos se misturam com desfiles de blocos de rua, como os Filhos de Gandhy, em uma grande festa.

A advogada Shamira Toledo viaja de Brasília para Salvador todos os anos para participar da celebração. “Venho todos os anos, primeiro pelo compromisso religioso de trazer a minha oferenda e agradecer as bênçãos e conquistas do ano, e também para fazer os novos pedidos. A festa é muito bonita, tem seu rito sagrado e, como tudo na Bahia, também segue sua parte profana. Recomendo a todos”.

Considerada a Grande Mãe, ela é a Senhora de todas as cabeças - o orí - e representa o feminino, traz na essência o zelo, o cuidado. Na região católica, Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Conceição. Em algumas partes do país, o sincretismo é feito com Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Assunção.

TURISMO RELIGIOSO - Todos os anos, o turismo religioso movimenta milhões de viajantes no Brasil. A cultura é um dos pilares para o desenvolvimento do turismo e o Brasil tem grande potencial de transformar as festas religiosas e populares em um produto turístico sustentável. Dos 880 eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos em 2016, 149 eram relacionados a celebrações religiosas. De acordo com a Pasta, mais de 17,7 milhões de fiéis fizeram turismo religioso no Brasil em 2014.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página