Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Turismo sustentável: conceito inspira empresas
Início do conteúdo da página
TURISMO RESPONSÁVEL

Turismo sustentável: conceito inspira empresas

Setor é marcado por cadeia econômica com distribuição de riquezas 

  • Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2017, 10h54
  • Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2017, 16h54

Por Geraldo Gurgel


Um dos projetos da BWT Operadora. Crédito: Divulgação BWT Operadora

A sustentabilidade não é um conceito abstrato. O turismo é um exemplo de atividade que promove a cultura de paz, leva conhecimento aos viajantes e promove o desenvolvimento social e econômico das comunidades visitadas. A distribuição da riqueza é uma das maiores características da economia do turismo. Mas o desenvolvimento socioeconômico só é completo quando a atividade e os projetos são explorados de forma racional. A comercialização do destino turístico deve, ainda, respeitar a natureza e os costumes locais, contribuindo significativamente para promover a região.

O assunto é tão importante que a ONU elegeu 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. E são muitos os exemplos de ações sustentáveis. Somente a Associação Brasileiras das Operadoras de Turismo (Braztoa) já revelou, nos últimos cinco anos, mais de 200 empresas e parceiras comprometidas com o turismo sustentável. A Agência de Notícias do Turismo vai apresentar uma iniciativa de sucesso a cada semana.

BWT OPERADORA - Com o projeto Respeite Seu Planeta, a operadora de turismo realiza uma série de atividades com os funcionários, fornecedores e clientes, além do desenvolvimento da comunidade, enraizando a sustentabilidade na cultura da empresa. Por exemplo, a Horta Sustentável envolve os empregados tanto no cultivo quanto na colheita de hortaliças. Para executar as ações de sustentabilidade, a BWT busca o poio de instituições parceiras.

O descarte de materiais de trabalho - 100 quilos por mês - é enviado para o programa EcoCidadão Paraná, beneficiando recicladores do município de Morretes. A empresa também entregou 150 mudas de árvores das espécies saboneteira e ipê roxo para a população local, dentro da programação de atividades do Dia da Árvore. Além disso, a BWT criou um departamento de pesca esportiva para fomentar a prática sustentável do pesque-e-solte em regiões do Amazonas. A BWT Sport Fishing oferece lazer aos turistas e alternativas de sobrevivência aos pescadores e moradores da região, contribuindo para o fim da pesca predatória.

Na sede da empresa é possível encontrar bons resultados no uso consciente de água, sendo 40% de economia com o reuso de água da chuva. A cisterna abastece atividades que não dependem de água tratada como limpeza e jardinagem. O papel também ganha atenção especial, com a redução de impressão de vouchers. Finalmente, o site da BWT contribui com o reflorestamento da Mata Atlântica, compensando emissões de CO2.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página