Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estátuas atraem visitantes a pontos turísticos
Início do conteúdo da página
Destinos

Estátuas atraem visitantes a pontos turísticos

Imagens em bronze, concreto, ferro, entre outros materiais, embelezam cartões-postais e atraem visitantes em todo o Brasil

  • Publicado: Segunda, 09 de Janeiro de 2017, 11h30
  • Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 10h42

Por Geraldo Gurgel


Os Guerreiros na Praça dos Três Poderes. Crédito: Divulgação Embratur

Além de embelezarem monumentos e destinos brasileiros, algumas estátuas espalhadas pelo Brasil são, por si só, um fator de atração de turistas. Algumas fazem referência a algum momento histórico ou homenageiam um personagem. A estátua do Laçador é uma delas e representa a tradição gaúcha para quem visita Porto Alegre (RS).

Na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a obra Os Guerreiros - em homenagem ao Candangos -, simbolizam os construtores da capital federal que vieram de todas as regiões do Brasil e se tornaram cartão-postal da cidade. Ainda na capital federal, o Memorial JK, museu que preserva a memória do construtor da cidade, ostenta em seu gramado estátuas do casal Juscelino e Dona Sarah Kubitschek que fazem companhia aos visitantes e são bastante disputados na hora de tirar as fotografias para registrar a visita.

Recentemente, o moderno Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, - Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco -, ganhou estátuas dos seus idealizadores: Oscar Niemeyer, Burle Marx, Cândido Portinari e Juscelino Kubitschek. Em uma viagem ao passado, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG), encanta os visitantes com as imagens, em tamanho real, dos 12 Profetas de Aleijadinho, além das seis capelas do Jardim dos Passos, repletas de imagens que representam a via sacra. O conjunto barroco também foi declarado Patrimônio da Humanidade.

Duas das praias mais badaladas do Rio de Janeiro, Copacabana e Ipanema, imortalizaram dois ilustres frequentadores que as tornaram famosas no mundo inteiro através da música e da poesia. Na orla de Copacabana, os visitantes se deparam com a estátua de Carlos Drummond de Andrade sentado em um dos bancos da Avenida Atlântica. No encontro com o poeta, os turistas fazem fila para registrar o momento em fotos e vídeos no mesmo local onde Drummond contemplava o mar.

Outro verdadeiro chamariz de turistas e curiosos é a estátua do poeta, compositor e cantor brasileiro Vinícius de Moraes. O encontro dos visitantes com o criador da "Garota de Ipanema" e "Samba do avião” carregando o violão ocorre no início da Avenida Vieira Souto, próximo ao Arpoador.


Estátua atriz Brigitte Bardot. Crédito: Gustavo Messina/MTur

Em Armação de Búzios, na Região dos Lagos, a atriz francesa Brigitte Bardot, também foi imortalizada em uma estátua de bronze. Ícone turístico da região conhecida como Orla Bardot, a imagem chama a atenção de quem passa pelo local mais de 50 anos depois da visita da atriz que tornou o balneário fluminense conhecido internacionalmente.  Ainda hoje, turistas de dentro e fora do país procuram a cidade para conhecer o monumento criado em homenagem a atriz.

Também em Búzios, os turistas interagem com a escultura Os Três Pescadores. O ambiente natural e urbano agrada os olhos e a imaginação dos visitantes. São três puxadores de arrastão à beira-mar em homenagem aos pescadores da antiga aldeia. O monumento sobre pedras fica a 30 metros da areia e recebe iluminação especial à noite. A escultura é considerada uma das mais belas e originais do mundo em espaço aberto.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página