Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Os encantos da Região Sul do Brasil
Início do conteúdo da página
Destinos

Os encantos da Região Sul do Brasil

Fazendas históricas, paisagens naturais e a cultura dos imigrantes que chegaram ao país no período colonial estão entre os principais atrativos do Sul

  • Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2016, 08h50
  • Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2016, 16h16

Por Pedro Fideles

Conhecida pelo clima ameno, pela beleza das paisagens naturais e pela riqueza cultural, a Região Sul do Brasil oferece roteiros para todos os tipos de turistas. Em setembro deste ano, a preferência pelos destinos do Sul foi manifestada por 25,3% dos turistas brasileiros que pretendem viajar pelo próprio país nos próximos seis meses, de acordo com o estudo da Sondagem do Consumidor, desenvolvido pelo Ministério do Turismo.

Desde sua criação, a Pasta já investiu R$ 1,4 bilhão em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística na região, como a implantação de sinalização turística em Curitiba, a urbanização em ruas de Joinville e a construção da Casa de Cultura de Bento Gonçalves. Nesta sexta-feira (4), a Agência de Notícias do Turismo encerra a série de matérias sobre as regiões brasileiras com a apresentação de razões para amar o Sul do Brasil.

Paraná

Museu Histórico de Londrina (PR). Foto: Banco de imagens/Divulgação
Museu Histórico de Londrina (PR). Foto: Banco de imagens/Divulgação


No passeio pelo Paraná, os visitantes poderão conhecer a Rota do Café, que preserva a história da produção da bebida que impulsionou o desenvolvimento econômico e social do estado. Entre os atrativos deste roteiro destacam-se as fazendas históricas que preservam a arquitetura do período colonial, apresentam o processo de moagem do grão e oferecem a degustação da bebida.

Para os viajantes que desejam conhecer a beleza das paisagens naturais, o estado tem como principais atrativos as praias de areia branca banhadas pelas águas do Oceano Atlântico e o Parque Nacional do Iguaçu, tombado como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1986. Durante a visita ao parque, os turistas poderão realizar trilhas e mergulho com snorkel para conhecer a biodiversidade local, fazer o passeio de lancha para contemplar as quedas d’água e degustar os pratos típicos da gastronomia da região, como o dourado assado.

Santa Catarina

Florianópolis (SC). Foto: Divulgação/Embratur
Florianópolis (SC). Foto: Divulgação/Embratur


Em Santa Catarina, os roteiros enaltecem as paisagens naturais das praias dos destinos turísticos do estado, como Florianópolis e Balneário Camboriú, destinadas ao lazer e à pratica de esportes, como mergulho e surf. Um dos mais importantes pontos turísticos da chamada Ilha da Magiia é a Ponte Hercílio Luz, inaugurada em 1926, que facilitou o acesso da ilha ao continente e impulsionou o desenvolvimento da cidade. A ponte tornou-se um cartão postal de Florianópolis após seu fechamento, e foi tombada como Patrimônio Histórico municipal, estadual e federal em 1997.

Na rota da Cerveja que percorre o estado, os viajantes também podem contemplar o processo de produção da bebida e experimentar o sabor das cervejas artesanais da região.

Rio Grande do Sul

Ruínas de São Miguel das Missões (RS). Foto: Divulgação/Embratur
Ruínas de São Miguel das Missões (RS). Foto: Divulgação/Embratur


Nos roteiros do estado, os turistas podem conhecer as ruínas de São Miguel das Missões, tombadas pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1983. A arquitetura remanescente das missões jesuíticas localizadas na região Oeste do estado retrata a dimensão das expedições jesuíticas no período colonial e, juntamente com a biodiversidade do bioma Pampa, compõe paisagens conhecidas como cartões postais do Rio Grande do Sul.

A integração cultural dos imigrantes alemães e italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul também se destaca nos roteiros turísticos que percorrem os destinos gaúchos, como o do Quatrilho e de Agroturismo em Gramado, o Caminhos da Colônia em Flores da Cunha e Caxias do Sul, e o Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves.


Leia mais:

Razões para amar o Nordeste

Sudeste: história, praias e grandes eventos

Conheça o Centro-Oeste e apaixone-se pelo coração do Brasil

Razões para amar os destinos do Norte
   

registrado em:
Fim do conteúdo da página