Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Sudeste: história, praias e grandes eventos
Início do conteúdo da página
Destinos

Sudeste: história, praias e grandes eventos

Reconhecida por abrigar alguns dos principais cartões postais do país, a Região Sudeste é o destaque desta segunda matéria da série da Agência de Notícias do Turismo que retrata os encantos das cinco regiões brasileiras

  • Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2016, 08h46
  • Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2016, 08h47

Por Pedro Fideles

Igrejas históricas do período colonial, eventos culturais e as paisagens naturais coloridas pela biodiversidade da Mata Atlântica estão entre as principais atrações dos destinos do Sudeste Brasileiro. Em 2015, o Rio de Janeiro foi o destino mais visitado pelos turistas estrangeiros que viajaram pelo país a lazer, de acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo. A capital paulista, por sua vez, destaca-se como o principal destino brasileiro para os viajantes estrangeiros motivados por negócios, eventos e convenções.

A preferência pela região também pode ser comprovada pelo interesse que os brasileiros demostram na hora de escolher os destinos das próximas viagens. Em setembro, 19,2% dos viajantes que informaram ter intenção de viajar nos próximos seis meses deverão escolher o Sudeste. Nesta sexta-feira (14), a Agência de Notícias do Turismo dá sequência à série de matérias especiais sobre as regiões brasileiras com a apresentação de razões para amar o Sudeste do país.

Praias

Foto: Divulgação/Embratur
Rio de Janeiro (RJ). Foto: Divulgação/Embratur


O litoral do Sudeste é conhecido pela beleza de suas paisagens naturais que unem o relevo à vegetação da Mata Atlântica. Na capital fluminense, os viajantes podem conhecer as praias de Copacabana e Ipanema, reconhecidas internacionalmente, e destinadas às atividades de lazer. O litoral de São Paulo também oferece belas praias como a do Juquehy e da Baleia, no litoral Norte. No Espírito Santo, as praias de Meaípe e Guarapari também valem a visita.

Igrejas históricas

Basílica Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto (MG).Foto: Lívia Nascimento
Basílica Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto (MG). Foto: Lívia Nascimento


Na Região Sudeste, os turistas podem conhecer a história e a riqueza cultural dos destinos turísticos durante a visita às igrejas construídas no período colonial. Em Ouro Preto, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar destaca-se entre as opções de atrativos pela beleza das paredes ornamentadas por esculturas de ouro e do altar. Outra atração da cidade é a Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Antônio Francisco de Souza, o Aleijadinho. Aliás, o Estado de Minas Gerais é repleto de igrejas que retratam a história do Brasil e encantam com suas belas edificações e com o seu interior.

Carnaval

Sambódromo do Rio de Janeiro (RJ). Foto: Embratur
Sambódromo do Rio de Janeiro (RJ). Foto: Embratur


O Carnaval é um dos principais atrativos do Sudeste brasileiro. Ao ritmo do samba, esta festa retrata diversidade cultural da região, encanta os visitantes brasileiros e estrangeiros, além de impulsionar a economia dos destinos turísticos. Uma das sedes mais famosas da festa é a Passarela do Samba, no Rio de Janeiro, que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em maio deste ano. Além do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, também oferecem um cardápio variado de blocos de ruas para os mais animados.

Grande Prêmio de Formula 1

Autódromo de Interlagos em São Paulo (SP). Foto: Divulgação/Embratur
Autódromo de Interlagos em São Paulo (SP). Foto: Divulgação/Embratur


Reconhecida como um dos cartões postais para o turismo de negócios e eventos do país, a capital paulista tem como um de seus principais atrativos o Grande Prêmio de Formula 1. O evento realizado anualmente impulsiona o turismo e a economia local, além de dar maior visibilidade ao Brasil como destino turístico devido à participação de equipes de imprensa internacionais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página