Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Origens e novos atrativos turísticos do Caminho Farroupilha no Rio Grande do Sul
Início do conteúdo da página
Destinos

Origens e novos atrativos turísticos do Caminho Farroupilha no Rio Grande do Sul

Quatro blogueiras refazem o Caminho Farroupilha em busca de novos atrativos na rota turística que explora a Guerra dos Farrapos no Rio Grande do Sul

  • Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2016, 16h29
  • Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2016, 14h39

Por Geraldo Gurgel

Travessia São José do Norte. Crédito: Projeto Rota Farroupilha
Travessia São José do Norte. Crédito: Projeto Rota Farroupilha


O turismo do Rio Grande do Sul não vive apenas da Serra Gaúcha e seus inúmeros atrativos concentrados, principalmente, em Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e seus arredores. Várias cidades do estado integram a rota turística chamada Caminho Farroupilha, explorada principalmente em setembro, quando os gaúchos comemoram a Semana Farroupilha. O movimento separatista, de 20 de setembro de 1835, que duraria 10 anos de batalhas, culminou com a retomada, em 1845, da então província de São Pedro do Rio Grande.

Ao longo desta semana, em uma jornada que começou no último dia 10 e segue até o próximo dia 20, quatro blogueiras especializadas em turismo - três gaúchas e uma de São Paulo – refazem os caminhos que levaram os gaúchos republicanos a declararem guerra ao Império do Brasil. Todo o trajeto pode ser acompanhado pelos seguidores em suas redes sociais. O projeto dos blogs de viagem promove o turismo no interior do Rio Grande do Sul e tem o apoio de prefeituras, empresas locais e Sebrae-RS.

As quatro viajantes estão percorrendo, de carro, 17 cidades do Rio Grande do Sul e buscam, no caminho da Revolução Farroupilha, além da história, novidades e atrativos que possibilitem atualizar o roteiro para quem quiser fazer o Caminho dos Farrapos, completo ou parcial. Cafés, restaurantes, hotéis, pousadas e atrativos naturais estão entre os achados das quatro mulheres nessa viagem, bem como os já tradicionais museus e atrativos históricos e culturais por onde os Farrapos passaram.

Charqueada São João. Crédito: Projeto Rota Farroupilha
Charqueada São João. Crédito: Projeto Rota Farroupilha


Uma das principais constatações feitas pelas blogueiras foi que os atrativos ao longo do Caminho Farroupilha são baratos. “A comida regional é diferenciada pelo preço e qualidade, além de ainda ser pouco explorada”, revelou Roberta Martins, de Pelotas (RS), coordenadora da expedição que tem um blog direcionado para o turismo de aventura. “Estamos percorrendo os caminhos desta história para mostrar o que tem de bom para ver e fazer nos dias de hoje e entender o motivo de se celebrar uma revolução perdida”, explica.

As cidades da Revolução Farroupilha estão nas regiões turísticas da Costa Doce, Fronteira Oeste e Pampa. Ao percorrerem um caminho histórico com um novo olhar desbravador e interagindo com os moradores e viajantes que já passaram pelos destinos, as blogueiras alimentam os conteúdos de suas páginas e a “fome” de viajar de seus seguidores. Tudo está sendo exibido nas redes sociais com interação direta com os leitores e seguidores através da hashtag #RotaFarroupilha. A dica é acompanhar e enviar sugestões. O conteúdo gerado durante a viagem (textos, fotos e vídeos), inicialmente publicado em sites e revistas de turismo, deverá virar um livro.

As cidades da Revolução Farroupilha, por ordem de visita, são: Porto Alegre, Guaíba, Camaquã, São Lourenço do Sul, Rio Grande, São José do Norte, Pelotas, Piratini, Pinheiro Machado, Candiota, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel e Caçapava do Sul. Cada uma das viajantes direciona suas postagens de forma diferenciada.

Enquanto Roberta prioriza os atrativos naturais, Gardênia Rogatto (SP) escreve para um público mais executivo. Já Paula Brum (RS), tem entre seus seguidores, viajantes que buscam roteiros culturais e Alexandra Aranovich, também gaúcha, publica conteúdos direcionados mais para quem curte viajar em família.

 

CONHEÇA AS VIAJANTES E SEUS SITES:

Alexandra Aranovich, autora do Cafeviagem.com.br

Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/cafeviagem/

Instagram e Twitter: @cafeviagem

 

Gardênia Rogatto, autora do Asperipeciasdeumaflor.com

Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/AsPeripeciasDeUmaFlor/

Instagram e Twitter: @asperipeciasdeumaflor

 

Paula Brum, autora do Mochilinhagaucha.com.br

Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/MochilinhaGaucha/

Instagram e Twitter: @ mochilinhagaucha

 

Roberta Martins, autora do Territorios.com.br

Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/Territorios.com.br/

Instagram e Twitter: @blogterritorios

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página