Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Projeto Rede de Cooperação lança dois roteiros no Salão do turismo
Início do conteúdo da página

Projeto Rede de Cooperação lança dois roteiros no Salão do turismo

Esses roteiros refletem o trabalho que vem sendo desenvolvido na segunda edição do Projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, uma parceria do Ministério do Turismo, Sebrae, Instituto Marca Brasil e órgãos estaduais de Turismo.
  • Publicado: Terça, 30 de Junho de 2009, 21h20
  • Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2009, 06h41

São Paulo (01/07) - Dois dos cinco roteiros que integram o projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização serão lançados esta semana, durante o 4º Salão do Turismo: Aparados da Serra e Civilização do Açúcar. A edição 2009 do evento começa nesta quarta-feira (01) e termina no próximo domingo (05), no Parque de Exposições do Anhembi (SP).

O primeiro roteiro será lançado às 17 horas desta quinta-feira (2), no stand da região Sul, localizado na Feira de Produtos. Aparados da Serra engloba os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, envolvendo os municípios: Cambará do Sul, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Bom Jardim da Serra, Praia Grande, São Joaquim e Urubici.

Esse roteiro é um prato cheio para quem gosta de aventura e ecoturismo. Fazendas, campos, matas de Araucária e uma infinidade de rios e cachoeiras são o habitat natural de 200 espécies de aves.

Dentre os principais atrativos, destacam-se os cânions de Itaimbezinho e Fortaleza; o Monte Negro (ponto mais alto do Rio Grande do Sul); o Morro da Igreja (ponto mais alto da região Sul, em Santa Catarina); a pedra furada e o campo dos padres (de onde se avista grande parte do litoral catarinense), além de algumas das estradas mais lindas do país, como a Serra do Rio do Rastro (SC) e a Rota do Sol (RS).

Na sexta-feira (03), será a vez do roteiro Civilização do Açúcar, que será lançado no stand do Nordeste, também às 17 horas. Esse roteiro abrange os municípios de Recife, Ipojuca, Itamaracá, Olinda, Igarassu, Vicência, Nazaré da Mata e Goiana (PE); João Pessoa, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Serraria e Bananeiras (PB); e Maceió, Maragogi, Coruripe, Marechal Deodoro, Pilar, Rio Largo e União dos Palmares (AL).

Em Pernambuco, é possível conhecer os engenhos que mantêm a ambientação do período colonial, refletindo o estilo de vida, os costumes e a relação social daquela época.

Na Paraíba, a produção tradicional de cachaça, rapadura e açúcar mascavo continua viva, podendo ser vivenciada também pelos visitantes. Diversos tipos e sabores de cachaça podem ser degustados nos engenhos e alambiques paraibanos.

Já em Alagoas, merecem destaque os folguedos e artesanatos como a renda filé, heranças culturais do Brasil Colônia. A rica gastronomia, com base em frutos do mar, é servida às margens das inúmeras lagoas que dão nome ao estado.

Segundo a coordenadora geral de Segmentação do Mtur, Rosiane Rockenbach, o lançamento no 4º Salão do Turismo resulta do “forte envolvimento” da iniciativa privada no projeto. “Desde o início, quando da formatação do produto, até agora, nas ações de lançamento e comercialização”. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página