Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Agricultura familiar impulsiona roteiros turísticos brasileiros
Início do conteúdo da página
Destinos

Agricultura familiar impulsiona roteiros turísticos brasileiros

A inclusão de produtos e serviços da agricultura familiar nos roteiros é parte de iniciativa desenvolvida pelo Turismo e Desenvolvimento Agrário

  • Publicado: Segunda, 09 de Maio de 2016, 14h23
  • Última atualização em Sexta, 13 de Maio de 2016, 17h10

Por Pedro Fideles

Foto: Divulgação/ Ministério do Turismo
Roteiro turístico Caminho dos Engenhos em Areia (PB). Foto: Divulgação/ Ministério do Turismo


A experiência de conhecer os processos de produção do café, do vinho e da cachaça, além da oportunidade de degustar os produtos cultivados na agricultura familiar encanta os visitantes dos roteiros turísticos que integram o Talentos do Brasil Rural. O programa desenvolvido em 2009 pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, tem como objetivo promover produtos e serviços da agricultura familiar no turismo brasileiro.

Em Minas Gerais, a produção do café e da cachaça, juntamente com a degustação das bebidas são os principais atrativos do roteiro turístico Café com Cachaça nos municípios de Acaiaca, Araponga, Canaã, Guaraciaba e Viçosa. Durante o passeio, os visitantes podem conhecer os engenhos que preservam os moinhos d’água - utilizados no início do século - e as fazendas cafeeiras que apresentam o modelo de produção dos cafés convencional e orgânico. O roteiro também passa por propriedades voltadas à produção de vinho, rapadura e açúcar mascavo.

Foto: Divulgação/ Ministério do Turismo
Roteiro turístico Café com Cachaça em Araponga (MG). Foto: Divulgação/ Ministério do Turismo


No município de Gramado (RS), o roteiro de Agroturismo apresenta a cultura dos italianos e alemães que vieram para o Brasil no período colonial. Durante a visita é possível conhecer o moinho com roda d’água que era utilizado para produzir a farinha de milho e a ervateira – local destinado à produção da erva mate – que revela o processo de produção do chimarrão, do plantio até a sua degustação.

O Rio Grande do Sul também oferece aos visitantes os roteiros Caminhos da Colônia, nos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha, e Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. Nestes roteiros a produção de vinho e a cultura dos imigrantes italianos destacam-se entre os atrativos, com visitas às vinícolas e contemplação da arquitetura típica do período colonial.

Foto: Divulgação/ Ministério do Turismo
Roteiro turístico Caminhos do Vinho em São José dos Pinhais (PR). Foto: Divulgação/ Ministério do Turismo


Em São José dos Pinhais (PR), o roteiro Caminho do Vinho apresenta o processo de produção da bebida e as heranças culturais dos imigrantes italianos. O roteiro conta atualmente com nove vinícolas, nove restaurantes e quatro cafés coloniais. No município de Petrópolis (RJ), o processo de criação de trutas e a produção e degustação de escargot atraem turistas ao roteiro intitulado Caminhos do Brejal.

Já na Paraíba, as cidades de Areia e Bananeiras oferecem aos visitantes o roteiro Caminho dos Engenhos, que apresenta o processo de moagem da cana-de-açúcar e a destilação do álcool para a produção da cachaça.

registrado em:
Fim do conteúdo da página