Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Mercado do Peixe em Fortaleza é inaugurado nesta sexta
Início do conteúdo da página
Economia

Mercado do Peixe em Fortaleza é inaugurado nesta sexta

Obra, que faz parte da revitalização da Orla da Beira Mar, é uma parceria entre a Secretaria de Turismo de Fortaleza e o Ministério do Turismo.

  • Publicado: Sexta, 18 de Março de 2016, 12h30
  • Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2016, 17h15

 Por Carolina Valadares

 
Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo de Fortaleza

 

Fortaleza (CE) ganhará uma nova atração para os turistas que desembarcarem na capital a partir desta sexta-feira (18). O Mercado dos Peixes será inaugurado com 45 boxes destinados para venda de produtos e uma área para degustação. A obra, no valor total de R$ 5 milhões, faz parte da primeira etapa de requalificação da Avenida Beira Mar e conta com o apoio do Ministério do Turismo.

A construção ampla e moderna, iniciada em 2013, possui 2 mil metros quadrados. O local deverá empregar, diretamente, cerca 200 pessoas, além dos 2.500 pescadores que fazem o abastecimento do mercado. Todo o pescado vendido no Mercado dos Peixes será do litoral de Fortaleza e das redondezas, como Acaraú.

“Além de movimentar a economia local, o mercado se tornará um importante atrativo para o turista interessado em conhecer um pouco mais da rica gastronomia cearense”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Entre os peixes mais comuns na região estão a cavala, o pargo, a cioba e o cangulo. O presidente da Colônia de Pescadores de Fortaleza, Possidônio Soares Filho, comemora a inauguração. “Será um mercado bem estruturado e com área para contemplação. O turista poderá comprar o peixe e pedir para preparar na hora”, contou.

Durante os três anos que o mercado ficou em construção, os permissionários puderam continuar vendendo seus peixes em contêineres montados pela prefeitura de Fortaleza no mesmo local. Para o presidente da Associação dos Permissionários do mercado, Luciano Santos, a expectativa é grande.“Espero que com o novo espaço, as vendas cresçam", comenta.

A requalificação da Avenida inclui, além do Mercado dos Peixes e do Espigão da Avenida Desembargador Moreira, obras de extensão da faixa de areia, extensão e padronização do calçadão, requalificação da Feirinha de Artesanato, drenagem e pavimentação. A obra da Prefeitura de Fortaleza conta com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do Ministério do Turismo.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página