Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Órgãos de Turismo se aliam à luta contra o aedes aegypti
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Órgãos de Turismo se aliam à luta contra o aedes aegypti

Estados seguem recomendações repassadas pelo MTur para a adoção de medidas de prevenção e controle do mosquito

  • Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 16h04
  • Última atualização em Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 11h13

Por André Martins

Mercado dos peixes em Fotaleza (CE). Foto: Divulgação
Mercado dos peixes em Fotaleza (CE). Foto: Divulgação


Atentos ao perigo do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, vírus Zika e chikungunya, órgãos públicos de Turismo de todo o país têm somado esforços ao trabalho do Ministério do Turismo no combate ao mosquito. A ação dos parceiros reforça a mobilização do governo federal, estados e municípios para a eliminação de focos.

No Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano, a Secretaria de Turismo, em parceria com a secretaria de Saúde, tem promovido a conscientização de gestores e representantes do trade turístico, como meios de hospedagem, bares e restaurantes, especialmente no interior fluminense.

A ação envolve a distribuição de material informativo e camisetas, além da abordagem do tema em eventos públicos. O secretário Nilo Sérgio Félix constata o engajamento do ramo na iniciativa. “Recebemos um comunicado do Ministério do Turismo mostrando materiais que podem ser impressos e estamos fazendo um trabalho dessa natureza. Aonde a gente vai, as pessoas entendem e contribuem”, relata.

Em Manaus, a Empresa Estadual de Turismo (AmazonasTur), organiza reuniões setoriais voltadas à orientação de trabalhadores do segmento fluvial, muito procurado pelos visitantes da região. A presidente do órgão, Oreni Braga, ressalta que o cuidado voltado a viajantes é permanente. “Sendo a Amazônia um destino de floresta, já temos todas as estratégias colocadas em prática. Estamos envidando esforços, sobretudo com a área de saúde, para que todos sejam aliados. O controle tem sido diário, com apoio da Marinha. Estamos recebendo a temporada de cruzeiros desde outubro, e não temos nenhum registro de qualquer pessoa com enfermidade”, frisa.

FORNATUR - O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) também reforça alertas do Ministério do Turismo quanto à adoção de medidas preventivas no segmento. Ana Paula Jacques, secretária executiva do colegiado, aponta importantes avanços nas estratégias de combate ao mosquito. “Fizemos o encaminhamento de todas as recomendações indicadas pelo Ministério do Turismo e conseguimos avançar com a colaboração de todos”, afirma.

OBRAS – No último dia 17 de fevereiro, uma portaria do Ministério do Turismo determinou que estados e municípios que possuem convênios e contratos de repasse junto a pasta devem realizar ações de combate ao mosquito em seus canteiros de obras e frentes de trabalho.

Caberá aos gestores a adoção de medidas que evitem o acúmulo de água parada e demais condições de proliferação do Aedes. Para auxiliar este trabalho, a pasta disponibiliza um checklist especial com locais com potencial de se transformarem em focos do mosquito nas obras.

Ouça áudio / download (mp3) em que o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, destaca a mobilização dos governos federal, estaduais e municipais contra o mosquito Aeges aegypti.

 

(61) 2023-7029/7064
imprensa@turismo.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página