Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Turismo participa de mobilização nas escolas contra o Aedes aegypti
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Turismo participa de mobilização nas escolas contra o Aedes aegypti

A estratégia do governo federal envolveu estudantes e professores de todo o país. Nesta sexta, representantes do Governo Federal percorreram as capitais brasileiras e 115 municípios considerados prioritários no combate ao mosquito Aedes aegypti

  • Publicado: Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 16h20
  • Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 16h37
Foto: Ascom/Divulgação
Foto: Ascom/Divulgação


O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, esteve na manhã desta sexta-feira (19) em Recife (PE) para participar da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero em toda a rede escolar, envolvendo a educação infantil e ensinos fundamental, médio e superior. A iniciativa faz parte do esforço permanente do Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, no enfrentamento ao vetor e na conscientização da população e será uma estratégia continuada na rede escolar.

Na capital pernambucana, o ministro visitou a Escola Estadual Professor Fernando Mota - umas das 1.049 unidades de ensino do estado, que conta com 1,8 mil alunos – e foi recebido com música e cartazes feitos para a ação pelos estudantes. Henrique Eduardo Alves falou para os estudantes sobre a importância da eliminação dos focos do mosquito e orientou sobre as medidas simples de combate ao inseto. Também participaram do evento o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, o Comandante Militar do Nordeste, Luiz Narvaz Pafiadache, e o secretário de Educação, Frederico Amancio.

“A comunidade escolar em conjunto com as Forças Armadas são os nossos grandes parceiros, sobretudo as crianças que levam para as suas casas os ensinamentos aprendidos na escola. Por isso, esse dia de mobilização da educação é tão importante nessa grande ação de combate ao mosquito”, afirmou o ministro.

Com caráter mobilizador, a iniciativa tem o objetivo de intensificar a conscientização da população para a importância do enfrentamento ao mosquito Aedes.

“São vocês jovens estudantes que irão nos ajudar a vencer essa batalha contra um mosquito devastador. E essa escola professor Fernando Mota é um exemplo disso”, disse o secretário de educação de Pernambuco, Frederico Amancio.

Ainda durante o evento, o ministro reforçou a ações que vem sendo desenvolvidas pelo Ministério do Turismo para informar estabelecimentos turísticos e demais parceiros a respeito da importância do combate ao Aedes aegypti.

“O turismo também está fazendo sua parte, promovendo um trabalho de mobilização em mais de 50 mil estabelecimentos turísticos cadastrados no ministério e nas mais de quatro mil obras da pasta em andamento no país”, reforçou o ministro.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL – As atividades realizadas nas escolas nesta sexta-feira fazem parte de uma estratégia nacional do Governo Federal dentro do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia. Todos os órgãos federais estão mobilizados para atuar conjuntamente neste enfrentamento, que conta também com a participação dos governos estaduais e municipais.

O Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, realizado no último sábado (13), alcançou 2,8 milhões imóveis em 428 municípios do País. Destes, 295 mil propriedades estavam fechadas, sendo que, em 15 mil casas, houve a recusa de acesso. A ação contou com 220 mil integrantes das Forças Armadas, em conjunto com os agentes comunitários de saúde e os agentes de controle de endemias.

AÇÕES DO TURISMO - Desde janeiro, o Ministério do Turismo tem desenvolvido uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya a vírus Zika. Para o setor turístico, a pasta enviou para mais de 53 mil estabelecimentos cadastrados no Cadastur dicas sobre possíveis criadouros do mosquito e orientações gerais sobre como eliminá-los.

Nesta quarta-feira (17), uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro Henrique Eduardo Alves, determinou que os municípios e estados que possuem convênios e contratos de repasse com o Ministério do Turismo deverão realizar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em seus canteiros de obras e frentes de trabalho. O texto prevê, ainda, a realização de campanhas educativas, além de vistoria e eliminação de eventuais criadouros do inseto nas áreas internas e externas e entorno das instalações públicas de funcionamento dos órgãos ligados ao MTur.

Para esclarecimento aos turistas, o Ministério do Turismo disponibiliza em sua página na internet informações sobre saúde do viajante. O conteúdo, disponível nos idiomas português, inglês, espanhol e francês é produzido e atualizado constantemente pelo Ministério da Saúde.

Ouça áudio / download (mp3) em que o ministro Henrique Eduardo Alves frisa a importância do envolvimento de estudantes na ação e relata medidas adotadas pelo MTur para a orientação do trade turístico quanto à prevenção do mosquito.

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS




registrado em:
Fim do conteúdo da página