Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Marinheiros de primeira viagem
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Marinheiros de primeira viagem

Ministério do Turismo dá dicas para quem vai viajar pela primeira vez de navio

  • Publicado: Quarta, 17 de Fevereiro de 2016, 11h11
  • Última atualização em Quarta, 17 de Fevereiro de 2016, 14h59

Por Carolina Valadares

 

Navio. Crédito: Divulgação
 
 

Os mares brasileiros têm atraído cada vez mais turistas interessados em aproveitar o conforto de cruzeiros que oferecem aos seus passageiros uma variedade de atrativos. Dispostos a agradar os viajantes de todos os gostos e idades, os navios dispõem de piscina, jacuzzi, discoteca, cassinos e até pista de caminhada. Alguns chegam a transportar mais de 2.500 passageiros.

Para a temporada de cruzeiros marítimos de 2015/2016, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Abremar) prevê que 597 mil pessoas aproveitem seus períodos de descanso nos 10 navios que estarão no litoral do brasileiro. Se isso se confirmar, representa um crescimento de 9% em relação ao ano anterior quando foram registrados 549 mil turistas, dos quais 80 mil eram estrangeiros e 469 mil brasileiros.

“Quem for viajar, deve verificar se as transportadoras turísticas e agências de turismo que oferecem serviços de transporte aquaviário estão cadastradas no Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br) e se as embarcações a motor estão inscritas nas capitanias, delegacias ou agências da Marinha do Brasil. Essas e  outras orientações podem ser encontradas no Viaje legal, guia do Ministério do Turismo que reúne dicas para os passageiros de todos os tipos de transportes”,  recomenda Isabel Barnasque, coordenadora geral de Turismo Responsável da pasta.

Para Wanderley Francisco da Silva, 37, a viagem de navio do Rio de Janeiro a Santos, com uma parada em Búzios, vai ser inesquecível para ele e sua família. Marcada para este mês, será a primeira viagem da família de navio e deverá durar quatro dias. “O pessoal aqui está de malas prontas há uma semana, ninguém nunca andou de navio e queríamos fazer uma viagem diferente. Já estava enjoado de ir pra Caldas Novas (GO)”, conta.

Preocupado com o marinheiro de primeira viagem, o Ministério do Turismo reuniu algumas informações úteis fornecidas pelas operadoras. Você poderá encontrar dicas de como proceder nas viagens, documentos necessários, o que não se pode levar e check-in. Antes de viajar, leia todo o manual que a empresa que oferece seu cruzeiro enviar para você. Ele é fundamental para não ficar cheio de dúvidas. Vale lembrar que as vendas de pacotes de cruzeiros são feitas exclusivamente por agências de viagem, que podem auxiliar os passageiros que tiverem qualquer tipo de questionamento.

 

NO PORTO

  • - Para chegar ao porto de embarque, algumas companhias disponibilizam ônibus ou vans. Caso escolha ir com seu carro, informe-se sobre as taxas de estacionamento.
  • - O check-in se encerra 2 horas antes da partida do navio, portanto verifique os horários de chegada e saída do seu navio.
  • - Dirija-se ao setor de bagagem para deixar as suas malas, que devem estar identificadas.
  • - Depois de deixar as malas, procure o balcão de atendimento da companhia de cruzeiro que você vai embarcar e informe-se sobre os procedimentos e horários de embarque. Lembre-se de ter em mãos todos os dados da reserva e documentos de identidade da família.
  • - É recomendado levar uma bagagem de mão com muda de roupa, pois a bagagem pode demorar para chegar a cabine.

 

ALIMENTAÇÃO 

  • - Em alguns cruzeiros o sistema é all inclusive (tudo incluído) e há pacotes especiais para quem curte bebida alcóolica.
  • - Algumas pessoas ficam nauseadas em alto mar. Se este é o seu caso, aí vão algumas dicas: vale comer maçã, chupar gelo e olhar para o horizonte. Procure ficar em lugares que batam vento e evite os andares mais baixos porque balançam mais. Evite também alimentos gordurosos e exageros. Priorize comidas leves.

 

INTERNET 

  • - Quem gosta de estar conectado deve saber que o 3G do celular só funciona em terra ou quando o navio está atracado próximo de alguma cidade. Fora isso, não há sinal. Existe a opção de contratar wi-fi.

 

PAGAMENTOS 

  • - Em um cruzeiro, cartão de crédito é a melhor forma de deixar a vida mais prática, tanto no check-in quanto no check-out. O pagamento de tudo é feito por um cartão do cruzeiro (não o seu cartão de crédito) e no final, você só dá ok nos gastos (se tiver dado um cartão de crédito no momento do check-in). Se não, terá que ir na recepção até a última noite e pagar tudo em dinheiro.

 

REMÉDIOS 

  • - Leve um pequeno kit de primeiros socorros com medicamentos que possam ajudar em casos de dor-de-cabeça, resfriado, mal-estar, bolha no pé e etc.

 

O QUE NÃO PODE LEVAR 

  • - Itens que emitam calor ou produzam chamas, como ferros de passar, fogões elétricos, velas, incensos e qualquer outro item que possa gerar incêndios.
  • - Droga ou substância ilegal.
  • - Qualquer tipo de arma, tesouras, facas, explosivo ou item que possa oferecer risco à saúde e segurança dos hóspedes e ao meio ambiente.
  • - Alimentos ou bebidas, alcoólicos ou não: garrafas e latas fechadas serão retidas, e as abertas não serão devolvidas (toda bagagem está sujeita a inspeção por cães farejadores).

 

 

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página