Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > MTur apresenta nova estrutura para secretários de Turismo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

MTur apresenta nova estrutura para secretários de Turismo

Na primeira reunião do Fornatur no ano, dirigentes debatem os avanços do setor e a necessidade de mais recursos para obras e promoção

  • Publicado: Quinta, 28 de Janeiro de 2016, 21h06
  • Última atualização em Sexta, 29 de Janeiro de 2016, 10h12


Por André Martins

Representantes do Ministério do Turismo apresentaram a secretários e dirigentes do setor a nova estrutura do órgão nesta quinta-feira (28), durante a 85ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O novo organograma atendeu à determinação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e faz parte de um movimento maior de redução de custos com a participação de todas as unidades do governo federal. 

De acordo com o diretor de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, responsável pela apresentação sobre a nova estrutura, a reorganização do MTur levou em consideração os princípios da eficácia e eficiência da administração pública, diretrizes e normas que orientam o setor como a Lei do Turismo, o Plano Nacional de Turismo e o Plano Plurianual.  

Ainda segundo Yamamoto, dados como a contribuição ao PIB, o nível de empregos, o total de divisas na balança de exportações e o índice de competitividade do setor são essenciais no sentido de se garantir mais investimentos e políticas a longo prazo. 

Já o secretário nacional de Estruturação do Turismo, Neusvaldo Lima, apontou a redução do orçamento disponível e estimulou representantes estaduais a trabalharem junto a congressistas para assegurar emendas parlamentares. 

"As emendas já são nossa principal fonte, só que precisamos de mais. Queremos também emendas para eventos, marketing e promoção, além de infraestrutura", pontuou o secretário. Lima também incentivou o uso de fundos constitucionais para atender as demandas da iniciativa privada, do Fungetur - no caso de solicitações de pequenos empresários -, e do Prodetur. 

O diretor do Departamento de Ordenamento Turístico da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, Rogério Cóser, por sua vez, divulgou ações voltadas à atração de investimentos internacionais.

O presidente do Fornatur, Jaime Recena, Secretário de Turismo do Distrito Federal, adiantou que o colegiado pretende apresentar ao governo um documento no qual destaca a importância econômica do setor e defende a manutenção de verbas ao ramo.

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página