Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Aeroportos brasileiros são avaliados positivamente pelos turistas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aeroportos brasileiros são avaliados positivamente pelos turistas

Investimentos em infraestrutura ajudam a aumentar o fluxo de viajantes por via aérea

  • Publicado: Quinta, 28 de Janeiro de 2016, 15h52
  • Última atualização em Terça, 02 de Fevereiro de 2016, 09h58

 Por Gustavo Henrique Braga

Aeroporto de Guarulhos está entre os melhores avaliados. Crédito: Divulgação
Aeroporto de Guarulhos está entre os melhores do país. Crédito: Divulgação

 

Os aeroportos do Brasil foram considerados “bons” ou “muito bons” por 85% dos usuários, entrevistados na pesquisa da Secretaria de Aviação Civil (SAC) divulgada nesta quinta-feira (28).  A avaliação refere-se ao último trimestre de 2015 e comprova o motivo pelo qual o avião, historicamente, é o meio de transporte preferido pelos turistas brasileiros, conforme dados da Sondagem do Consumidor, pesquisa mensal do Ministério do Turismo.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, os dados demostram a evolução do país no campo da infraestrutura para o viajante, especialmente após a Copa do Mundo. “Vivemos o Ano Olímpico do Turismo. Esta é uma oportunidade única para mostrar o país ao mundo. O turista que é bem recebido volta e recomenda o destino aos amigos e parentes”, disse Alves.

Segundo a Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem divulgada em janeiro, o avião e o veículo particular são, empatados, os meios de transporte preferidos pelos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses – tendo sido escolhidos, cada um, por 38% dos entrevistados.

PESQUISA – Realizada há três anos, a Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro da Secretaria de Aviação da Presidência da República avalia os 15 terminais que movimentam 80% dos passageiros no Brasil. Há três anos, apenas 69% atribuíam os conceitos “bom” ou “muito bom” aos aeroportos. Numa escala que considera notas de um a cinco, a média destes terminais passou de 3,86 para 4,16.

No 4º trimestre de 2015, 12 foram considerados “bons” e “muito bons”. O Aeroporto de Manaus (AM) foi o que mais evoluiu em relação a si mesmo nestes três anos. Saiu de uma nota 3,3 na primeira rodada para 4,19. Guarulhos e Campinas, ambos em São Paulo, seguem em segundo e terceiro lugares na maior evolução dos 15 aeroportos desde 2013.

O levantamento mostra ainda que o aeroporto de Curitiba alcançou, em uma escala de 1 a 5 do quesito satisfação geral do passageiro, a maior nota da série histórica, de três anos: 4,52. Confira a lista com os cinco melhores aeroportos para este item:

AEROPORTO

PONTUAÇÃO

Aeroporto Internacional Afonso Pena (Curitiba)               

4,52

Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas)        

4,48

 

Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro (São Paulo/Guarulhos)       

 

4,41

 

Aeroporto Internacional Gilberto Freire (Recife/Guararapes)

4,38

Aeroporto Internacional Aluízio Alves (São Gonçalo do Amarante/Natal)              

4,36

*Com informações da SAC

Leia mais:

Aumenta a satisfação com aeroportos do país

Brasil tem potencial para 252 novas rotas aéreas, revela estudo

 

< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página