Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Festa de São Sebastião movimenta turismo religioso
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Festa de São Sebastião movimenta turismo religioso

Fiéis se reúnem em capitais como Rio de Janeiro, Boa Vista e Campo Grande para homenagear o santo

  • Publicado: Quarta, 20 de Janeiro de 2016, 13h31
  • Última atualização em Sexta, 22 de Janeiro de 2016, 16h16

 

Por Gustavo Henrique Braga

Fiéis participam de homenagem ao santo no Rio de Janeiro. Crédito: Arquidiocese do Rio de Janeiro
Fiéis participam de homenagem ao santo no Rio de Janeiro. Crédito: Arquidiocese do Rio de Janeiro


A cidade do Rio de Janeiro comemora nesta quarta-feira (20) o aniversário de seu padroeiro São Sebastião. A celebração organizada pela arquidiocese da cidade teve início às 10h, com a realização de uma missa na Basílica Menor de São Sebastião, na Tijuca, comandada pelo Cardeal Dom Orani Tempesta. Às 16h, haverá uma procissão que seguirá a imagem do padroeiro até a catedral, onde será realizada uma encenação do auto de São Sebastião. Considerado um dos santos mais populares do país, São Sebastião é protetor contra a peste, a fome e a guerra.

O santo também é padroeiro da capital de Roraima, Boa Vista. Os católicos da cidade irão comemorar a data com uma procissão marcada para às 17h saindo da Igreja São Sebastião, que com mais de 90 anos é considerada um patrimônio da cidade. Em seguida haverá a celebração de uma missa com o bispo Dom Roque Palocci. A festa terminará com um arraial.

Outra capital que comemora o Dia de São Sebastião é Campo Grande. A Igreja de São Sebastião é uma das mais antigas da cidade onde a festa em homenagem ao santo é uma tradição com 80 anos de história. Nesta quarta, a programação começou às 6h, com a Alvorada Festiva. Às 7h, foi celebrada a missa solene e a procissão está marcada para às 18h30. Às 19h, a festa religiosa se encerra com a missa campal.

Todos os anos, o turismo religioso movimenta milhões de viajantes no Brasil. Além de São Sebastião, o país conta com celebrações com o Círio de Nazaré em Belém (PA), uma das maiores festas religiosas do mundo, que reúne cerca de dois milhões de fiéis no segundo domingo de outubro. A Romaria à Juazeiro do Norte (CE) chega a receber cerca de dois milhões de devotos de Padre Cícero por ano, além da Romaria à Nova Trento (SC) onde está o Santuário da Madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira, com cerca de 20 mil peregrinos por mês.


< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página