Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Moradores de São Paulo pretendem viajar mais pelo Estado
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Moradores de São Paulo pretendem viajar mais pelo Estado

Estudo do Ministério do Turismo mostra também que a maioria dos paulistanos pretende utilizar automóvel como meio de transporte

  • Publicado: Segunda, 14 de Dezembro de 2015, 13h41
  • Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2015, 14h24

Petronilo Oliveira

São Paulo (SP). Foto: Banco de Imagens/Embratur
São Paulo (SP). Foto: Banco de Imagens/Embratur


Os paulistanos valorizam o estado que vivem e pretendem conhecer cada vez mais cidades vizinhas nas próximas viagens. O Estudo de Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, encomendado pelo Ministério do Turismo, revelou que 45,1% dos moradores da capital paulista vão viajar dentro do estado, um crescimento de 28,1% em relação a novembro de 2014. A conclusão é do, que avalia a intenção de viagem para os próximos seis meses.

Para viagens curtas, o meio de transporte escolhido foi o carro, com 46,8% das citações. Em comparação com o número registrado no mesmo período do ano interior, houve um crescimento de 50%.

Outro aspecto descoberto na pesquisa é que 11,2% dos moradores de São Paulo que desejam viajar nos próximos seis meses pretendem hospedar-se em residência própria – casas em outros municípios – na próxima viagem. Isso significa um aumento de 47,3% com relação ao mesmo período em 2014. Para 37,9% a estadia será em hotel/pousada, 36,2% casa de amigos e/ou parentes, 8,7% outros (Cama e Café, camping e albergues) e 6% residência alugada.

SONDAGEM NACIONAL – Segundo o estudo, 81,7% dos viajantes brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses escolheram destinos nacionais. Apenas 13,8% pretendem fazer viagens internacionais. O mesmo estudo revelou que os turistas têm optado cada vez mais pela hospedagem em camping; albergues; programa Cama e Café e aluguel de imóveis por temporada. Os dados mostram que 21,5% dos entrevistados deve fazer uso desse tipo de hospedagem. O número é 78% maior do que o registrado no mesmo período de 2014.

“Esse estudo comprova o interesse do brasileiro por viajar. Independentemente da situação econômica, eles buscam alternativas, mas não abrem mão de conhecer novos destinos”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

Leia Mais:

Brasileiros deverão usar cada vez mais o carro em suas viagens


< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS




registrado em:
Fim do conteúdo da página