Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > No Carnaval, diga NÃO à exploração sexual de crianças e adolescentes!
Início do conteúdo da página

No Carnaval, diga NÃO à exploração sexual de crianças e adolescentes!

Campanha de prevenção nacional começa nesta segunda-feira (08) e mobilizará cidades de todo o país
  • Publicado: Sexta, 05 de Fevereiro de 2010, 09h20
  • Última atualização em Sexta, 05 de Fevereiro de 2010, 10h14

O Governo Federal lança nesta segunda-feira (08), no Rio de Janeiro (RJ), a 5ª edição da Campanha Nacional de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem foco em um dos eventos mais populares do Brasil, o Carnaval. A campanha é uma das estratégias articuladas em parceria com a sociedade civil e organismos internacionais para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Este ano, a campanha tem o slogan “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100”, e traz uma jovem vestida de pierrô. A lágrima, traço característico desse personagem, denota a dor e o sofrimento das crianças e adolescentes vítimas de abuso.

Catorze capitais e uma cidade fronteiriça receberão ações de mobilização: Rio de Janeiro (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Belém (PA), São Paulo (SP), Vitória (ES), Corumbá (MS), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS).

Com o apoio do Ministério do Turismo (MTur), por meio do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), a campanha chegará a mais 12 municípios: Limeira (SP), São Luís (MA) Campinas (SP), Olinda (PE), João Pessoa (PB), Ilhéus (BA), Macapá (AP) e às cidades que compõem a Baixada Santista: Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá e Cubatão.

Durante as folias de Carnaval serão distribuídas camisetas, abanadores, cartazes, adesivos, bandanas, fitas para amarrar no pulso, tatuagens temporárias, além de peças em inglês e espanhol para uso da Polícia Federal junto aos turistas estrangeiros.

Clique aqui para saber mais sobre a 5ª edição da campanha de Carnaval ou fazer o download de materiais.

LANÇAMENTO NACIONAL

O lançamento nacional da campanha será no Rio de janeiro (RJ), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), no dia 8 de fevereiro, às 16h, no Anfiteatro do Morro da Urca – Pão de Açúcar.

DENUNCIE

A coordenadora do TSI, Elisabeth Bahia, do MTur, conta que o objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade e estimular as denúncias. “Para os foliões, deixamos uma mensagem: neste carnaval, tome uma atitude legal, denuncie casos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes pelo Disque Denúncia Nacional (Disque 100) ou no Conselho Tutelar mais próximo”, complementa.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página