Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Gestão dos destinos turísticos é foco de ações do MTur
Início do conteúdo da página

Gestão dos destinos turísticos é foco de ações do MTur

Oficinas de sensibilização e capacitação em gestão turística e para operação do sistema eletrônico de monitoramento dos destinos está entre as ações desenvolvidos pelo MTur
  • Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2010, 15h11
  • Última atualização em Quarta, 03 de Fevereiro de 2010, 16h07

Reforçar a política de gestão descentralizada do turismo no país por meio do fortalecimento dos grupos gestores locais. Para tanto, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Instituto Marca Brasil (IMB) e a empresa de tecnologia Módulo, tem desenvolvido o Projeto de Gestão dos 65 destinos. Por meio da ação, estão em andamento oficinas de sensibilização e capacitação nos 65 destinos turísticos priorizados pelo MTur por serem capazes de induzir o desenvolvimento regional. Nesta semana, as oficinas chegam a Belo Horizonte (MG), Diamantina (MG), São Luis (MA), Belém (PA), Barreirinhas (MA) e Santarém (PA).

O Projeto de Gestão dos 65 destinos prevê a realização de cinco ações consecutivas com deslocamento de equipes do MTur, do IMB e da empresa de tecnologia Módulo para os municípios. A primeira é a oficina de sensibilização, na qual é definida a composição do grupo gestor local.

“A definição do grupo gestor envolve a participação dos governos estadual e municipal, bem como de representantes da população. Um grupo gestor fortalecido e atuante é fundamental para que o destino aumente a sua competitividade nos mercados nacional e internacional”, explica a coordenadora-geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro. Hoje (03), encerram-se as oficinas de sensibilização em Belo Horizonte (MG), São Luis (MA) e começa a de Barreirinhas. Em Belém as atividades estão previstas para os dias 22 e 23 de março e as de Santarém para 25 e 26 do mesmo mês.

A segunda ação é destinada ao treinamento dos gestores para operar o sistema eletrônico de monitoramento dos destinos indutores. Por meio do sistema criado pela Módulo, a pedido do MTur, os gestores do turismo nos destinos poderão acompanhar o desenvolvimento turístico local online. A ferramenta, importante instrumento de planejamento e execução de políticas públicas trará indicadores de desenvolvimento do turismo em áreas como infraestrutura, acesso, serviços e equipamentos turísticos, aspectos ambientais, entre outros. Técnicos do MTur e da empresa Módulo, chegam nesta quinta-feira a Diamantina (MG) para apresentar a ferramenta.

A última etapa consta de três oficinas de capacitação dos grupos gestores locais para atuarem no planejamento e execução de projetos para o desenvolvimento do turismo. A primeira das 65 oficinas de capacitação em gestão aconteceu no mês passado em Manaus (AM).
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página