Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Evento reúne maiores investidores norte-americanos do setor hoteleiro
Início do conteúdo da página

Evento reúne maiores investidores norte-americanos do setor hoteleiro

O objetivo é estimular parcerias entre empresários estrangeiros e brasileiros, também presentes na reunião, e ampliar os investimentos no setor turístico nordestino
  • Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2009, 16h24
  • Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2009, 16h18

O Ministério do Turismo, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil trouxeram a Pernambuco os maiores investidores norte-americanos do setor hoteleiro para participarem do Encontro de Negócios Sobre Turismo no Nordeste Brasileiro. Os dez grupos reunidos no evento administram 9 mil hotéis espalhados pelo mundo e têm um faturamento de US$ 42 bilhões.

Para o ministro do Turismo, Luiz Barretto, trata-se de um evento que representa o incremento nas relações entre a região nordeste e o mercado norte-americano nos últimos anos. "No ano passado, por exemplo, conseguimos aumentar de 105 para 154 o número de voos semanais entre os dois países, sendo boa parte voos saindo do Nordeste", ressaltou Barretto na abertura do encontro, nesta quarta-feira (10).

Para o Ministro, essas relações podem ser ampliadas. "Nós recebemos anualmente cerca de 800 mil americanos no país. Estamos trabalhando para aumentar esse número, principalmente no segmento de lazer, já que boa parte dos norte-americanos que visitam o Brasil estão para turismo de negócios", avaliou.

"Nós reunimos um grupo dos grandes empreendedores neste evento. Eu tenho certeza que eles compreenderão que o Brasil é o lugar certo para eles investirem neste momento", afirmou o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, que teve o trabalho elogiado pelo ministro Luiz Barretto e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Nos últimos seis anos, o Ministério do Turismo já investiu mais de R$ 2 bilhões em infraestrutura na região Nordeste, em obras de pavimentação, saneamento, restauração de patrimônio histórico, aeroportos, entre outros projetos.

Entre os grupos de investidores presentes no encontro estão Satarwood Hotels, Marriott International, Global Hyatt Corporation, Accor Group, Odebrecht, Grupo Itacaré Capital Partners e Construtora Diagonal.

Também participaram da abertura do Encontro de Negócios Sobre Turismo no Nordeste Brasileiro o secretário Estadual de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho, o vice-presidente do Setor Privado do BID, Steven Puig, e o representante do BID no Brasil, José Luis Lupo. Para os representantes do banco, o mercado de turismo brasileiro é uma grandes preocupações da instituição interamericana.

O evento que teve início nesta quarta-feira (10) vai até esta quinta-feira (11), com a realização de painéis e debates com representantes dos estados, do ministério e investidores.

registrado em:
Fim do conteúdo da página