Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Gramado (RS) abre o 21º. Festival do Turismo
Início do conteúdo da página

Gramado (RS) abre o 21º. Festival do Turismo

Evento marca oportunidades de negócios para representantes de todo o trade turístico mundial
  • Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2009, 14h20
  • Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2009, 14h30

Nesta sexta-feira (20), empresas e profissionais da área turística desembarcaram no Sul do País para um dos mais importantes encontros do setor: o Festival do Turismo de Gramado, que está em sua edição de número 21. Em dois dias de grande movimentação, o evento é uma oportunidade de negócios para representantes de todo o trade turístico mundial. No ano passado, foram mais de 2 mil marcas de empresa e produtos vindos de 30 países dos cinco continentes.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participou da abertura oficial do Festival na noite de ontem (19) e do primeiro painel de discussão do evento na manhã de hoje (20), cujo tema central foi “Enfrentando o futuro de forma criativa – Tendências da indústria turística e de viagens”.

Barretto frisou o bom trabalho desenvolvido por todos os profissionais do setor turístico brasileiro, que vem conseguindo diversificar os produtos oferecidos e construir uma nova imagem do País tanto para o turista estrangeiro como para os próprios cidadãos.

“Temos hoje várias qualidades que remetem ao nosso país, não só as já conhecidas carnaval, futebol e belezas naturais, mas também a gastronomia, o artesanato, o turismo de aventura e o ecológico. Ainda temos desafios, é claro, mas os resultados da parceria do Ministério do Turismo (MTur) e da Embratur com a iniciativa privada mostram que estamos no caminho certo”, disse ele.

O ministro falou sobre os eventos esportivos que impulsionarão o turismo nacional nos próximos anos, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, e destacou a atenção que o trade turístico deve ter com a ascensão do mercado interno.

“Nos últimos cinco anos, 20 milhões de brasileiros entraram no mercado de consumo. É preciso pensar produtos específicos para essa nova classe e aproveitar o bom momento vivido pelo País. Tivemos recentemente uma pesquisa encomendada pelo MTur sobre os hábitos de consumo do turista brasileiro, que dá uma dimensão apurada sobre as oportunidades para o setor. Trabalhando em conjunto, iniciativa pública e iniciativa privada, conseguiremos alavancar o turismo nacional”, garantiu Luiz Barreto.

O Festival do Turismo de Gramado vai até o próximo sábado (21). O MTur tem um estande montado no evento, onde será lançado hoje (20) o portal Tour da Experiência, (www.tourdaexperiencia.com).
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página