Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Embratur recebe prêmio de relações públicas
Início do conteúdo da página

Embratur recebe prêmio de relações públicas

Apoio ao Brasil como sede das Olimpíadas de 2016 é considerado caso de sucesso para os profissionais da área
  • Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2009, 01h37
  • Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2009, 13h35

Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), teve seu programa de Relações Públicas reconhecido ao receber o Prêmio Nacional de Relações Públicas, organizado pelo Conselho Federal de Relações Públicas (Conferp). A cerimônia de premiação acontece no dia 2 de dezembro, em São Paulo (SP).
 
O Prêmio Nacional de Relações Públicas é o mais tradicional da área e foi instituído em 1980 pelo Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas de São Paulo. O evento está em sua 29ª edição e a Embratur foi a vencedora da categoria “Relações Públicas Internacionais” pela ação realizada durante a campanha para a escolha da cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, especificamente na semana da divulgação do resultado, em Copenhague, na Dinamarca, entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro.
 
Nos meses que antecederam o anúncio feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o Instituto Brasileiro de Turismo monitorou as matérias relativas ao tema, publicadas nos veículos de comunicação de dez países, com o objetivo de analisar a repercussão internacional da imagem da cidade do Rio de Janeiro, a candidata brasileira.
 
Na semana da escolha da cidade-sede, em Copenhague, a Embratur instalou uma agência de notícias com jornalistas e fotógrafos, para aproveitar a grande concentração de veículos de imprensa no evento, divulgando o Rio de Janeiro e o Brasil como destino turístico, além de apresentar os impactos positivos para o setor, caso o país fosse escolhido como sede dos Jogos de 2016.
 
O diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos, comemorou o trabalho em torno da candidatura do Rio de Janeiro que teve repercussão internacional. “Durante o evento, em que o foco principal era o esporte, o turismo nacional ganhou grande projeção. Jornais, revistas, sites, emissoras de TV e rádio de todo o mundo retrataram o Rio de Janeiro e o Brasil como destino turístico de referência” disse Walter.
 
Entre os veículos que publicaram matérias sobre o Rio de Janeiro e o Brasil, estão os jornais Clarín (Argentina); El País (Espanha); Financial Times (UK); The Guardian (UK); The Observer (UK) e The Independent (UK); The New York Times, Los Angeles Times, Reuters, USA Today e Fox News (Estados Unidos); Japan Today (Japão); Xinhua (China); The Chosun Ilbo (Coréia); Le Monde e Le Figaro (França); La Republica e Corriere Della Será (Itália).
 
A Embratur é pioneira, entre as instituições públicas, no desenvolvimento do programa de Relações Públicas no exterior. O programa, em funcionamento desde 2006, além do relacionamento permanente com a mídia internacional para divulgação de informações sobre o Brasil, promove viagens com jornalistas estrangeiros para destinos turísticos brasileiros, as denominadas press trips. Por meio dessas ações, o País ganha exposição positiva na mídia internacional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página