Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Anunciadas as cidades-sede da Copa de 2014, começa o trabalho
Início do conteúdo da página

Anunciadas as cidades-sede da Copa de 2014, começa o trabalho

Ministério do Turismo é parceiro da Copa 2014 e vem atuando desde a escolha do País como sede do evento, em 2007
  • Publicado: Terça, 02 de Junho de 2009, 14h00
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2009, 13h56

Brasília (02/06) - No último domingo (31/05), o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou as cidades que receberão os jogos do Mundial de 2014. Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo foram as escolhidas. Com o anúncio, iniciam-se os trabalhos de preparação nessas capitais, que irão hospedar as seleções de futebol e receber turistas do Brasil e do mundo.

Além dos investimentos para a Copa, o Ministério do Turismo desenvolve também ações de apoio a infraestrutura, qualificação, promoção internacional, dentre outros, de todos os destinos turísticos do País. O objetivo do MTur é tornar estes lugares brasileiros referências mundiais de turismo, atraindo investimentos e gerando renda para o País na apenas para a Copa de 2014, mas para todos os futuros grande eventos mundiais que o Brasil possa receber e sediar.

O Ministério do Turismo é parceiro da Copa 2014 e vem atuando desde a escolha do País como sede do evento, em 2007. O Programa de Qualificação em Idiomas, lançado em fevereiro deste ano, é um exemplo. Com foco no Mundial, o MTur e a Fundação Roberto Marinho vão capacitar 80 mil profissionais do turismo nos idiomas inglês e espanhol. O projeto piloto terá início em agosto, no Rio de Janeiro e Salvador, com 500 vagas.

Outra importante ação do ministério é o mapeamento de infraestrutura das cidades-sede, desenvolvido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que já está em fase de conclusão. O objetivo do levantamento é estruturar ações integradas entre governos federal, estadual e municipal, de modo a estabelecer metas comuns para equacionar os principais problemas em itens que envolvem infra-estrutura turística, segurança pública, malha aérea, unidades hoteleiras e número de leitos disponíveis. O investimento do MTur neste projeto é de R$ 13,92 milhões.

Comemorada a vitória das escolhidas, começa o trabalho. Por exigência da Fifa, os editais deverão ser lançados até 31 de julho deste ano, e as obras iniciadas até 31 de janeiro de 2010. O prazo para entrega dos estádios é 31 de dezembro de 2012.

registrado em:
Fim do conteúdo da página