Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > João Pessoa apresenta inventário da oferta turística
Início do conteúdo da página

João Pessoa apresenta inventário da oferta turística

Informações sobre os atrativos turísticos, serviços, equipamentos e infraestrutura do município estão armazenados no sistema Invtur do Ministério do Turismo
  • Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2009, 21h33
  • Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2009, 22h35

João Pessoa (PB) é o primeiro município brasileiro a realizar o inventário da oferta turística, seguindo a metodologia proposta pelo Ministério do Turismo com os dados levantados totalmente inseridos no Sistema de Inventariação da Oferta Turística ( Invtur). Nesta terça-feira (25) serão validadas, em cerimônia no município, as informações sobre atrativos naturais, serviços, equipamentos e infraestrutura básica e turística.

“O Ministério do Turismo estabeleceu uma metodologia única e oficial, que será aplicada na inventariança dos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional. João Pessoa é o primeiro município a incluir todos os formulários no sistema”, diz a coordenadora geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro.

Segundo ela, os inventários servirão como instrumentos-base de informação para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística no país.

A pesquisa identificou, por exemplo, 24 atrativos naturais na capital paraibana, entre praias, falésias, rios e parques naturais. Ao todo, foram preenchidos mais de 3,9 mil formulários no Invtur.

“O inventário também traz a oferta de hotéis e restaurantes, agências de turismo e inclui dados relativos a instituições de ensino, bens culturais e segurança pública. Ou seja, é um mapeamento de equipamentos e serviços que podem influenciar na atividade turística”, detalha a coordenadora da pesquisa, professora Vera Simões, do Instituto Superior de Educação da Paraíba (IESP).

O trabalho de inventariança em João Pessoa envolveu 105 estudantes universitários e seis professores. Os dados deverão ser armazenados e atualizados periodicamente no Invtur, que é um banco com informações detalhadas acerca da oferta turística do município.

Essas informações poderão ser acessadas tanto pelo poder público, em suas diferentes instâncias, quanto pela sociedade civil, de forma sistematizada e hierarquizada e de acordo com os interesses de cada um.

Para saber mais sobre o Inventário da Oferta Turística ou download dos manuais e formulários de pesquisa de campo, clique aqui.

Informações: inventario@turismo.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página