Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Empresários e profissionais baianos são capacitados para o turismo
Início do conteúdo da página

Empresários e profissionais baianos são capacitados para o turismo

Ação contará com investimentos de R$ 4,8 milhões do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo
  • Publicado: Terça, 25 de Agosto de 2009, 11h42
  • Última atualização em Terça, 25 de Agosto de 2009, 11h43
Elevador Lacerda, em Salvador (BA)

Autor:Christian Knepper/Embratur

Elevador Lacerda, em Salvador (BA)

Pelourinho, Salvador (BA)

Autor:Christian Knepper/Embratur

Pelourinho, Salvador (BA)

Não só capacitar o profissional da ponta, como também o empresário e o gestor do negócio turístico. Esse é o objetivo do Programa de Qualificação Empresarial e Profissional do Ministério do Turismo (MTur), que chegou à Bahia este mês. Com o programa, 660 empresários e gestores, cinco mil profissionais do setor e 260 artesãos do Pólo Salvador e Entorno participarão de cursos e seminários na área do turismo e hospitalidade. A ação conta com investimentos de R$ 4,8 milhões do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Entre as primeiras ações da qualificação empresarial está o seminário Turismo com Qualidade, de 28 de agosto a 4 de setembro, nos municípios do Pólo Salvador e Entorno: Salvador, Cachoeira, Itaparica, Vera Cruz, Lauro de Freitas, Camaçari (Arembepe e Guarajuba) e Mata de São João (Imbassaí e Praia do Forte).

A qualificação empresarial será implementada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da Bahia e envolverá empresários e gestores dos segmentos de hospedagem, alimentos e bebidas, transporte turístico, locadoras de veículos, agências e operadoras de turismo em uma série de atividades como seminários e grupos de encontro.

Já aos profissionais do setor de turismo e aos artesãos da região, serão oferecidos cursos de garçom, cozinheiro, recepcionista, camareira e artesão. Para o diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, Edimar Silva, os cursos são importantes para promover o aperfeiçoamento dos profissionais que lidam diretamente com o turista, cada vez mais exigente.
 
A qualificação profissional conta, ainda, com o curso de formadores no local de trabalho. O objetivo é formar multiplicadores do conhecimento dentro dos empreendimentos. Essas pessoas serão responsáveis por repassar o que aprenderam aos colegas de trabalho e ampliar o leque dos profissionais atendidos pelo programa.

A ação será desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, por meio da secretaria estadual de turismo, Banco do Nordeste e  Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

registrado em:
Fim do conteúdo da página