Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Cidades históricas se articulam para receber turistas
Início do conteúdo da página

Cidades históricas se articulam para receber turistas

Encontro em Paranaguá discute problemas comuns e busca soluções para aumentar competitividade dos municípios históricos
  • Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2009, 12h56
  • Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2009, 13h52

Mais de 65% dos brasileiros que viajam buscam o lazer. Deste universo, 25% desejam programas de cunho cultural. Esses dados, apurados em pesquisas encomendadas pelo Ministério do Turismo (MTur), foram utilizados para destacar a importância da estruturação e articulação para que cidades com sítios históricos e culturais possam atender  as demandas do turismo.

“Temos um enorme nicho de mercado para trabalharmos”, disse o diretor de Ensino e Pesquisa do MTur, Jose Francisco Lopes, aos participantes do I Encontro das Cidades Históricas e Turísticas, em Paranaguá (PR). O diretor apresentou estatísticas relativas ao turismo, com números que confirmam o aquecimento do mercado interno. Como exemplo, citou o crescimento de 22% dos desembarques domésticos em agosto, em relação ao mesmo período do ano passado.

Neste primeiro dia de palestras, além da apresentação das estatísticas do turismo, foram abordados temas como inventario turístico nas cidades históricas, turismo religioso e apresentada as ações do MTur na estruturação de 10 destinos de referência. Paraty, no segmento cultural, e São João Del Rei, no de estudos, foram citados como exemplos bem sucedidos.

O encontro prossegue na sexta-feira com exposições sobre sinalização turística, preservação de patrimônio histórico e revitalização ferroviária. Participam da jornada secretários estaduais e municipais de turismo e representantes de órgãos públicos de todo o País.

registrado em:
Fim do conteúdo da página