Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Lençóis (BA) em clima de aventura
Início do conteúdo da página

Lençóis (BA) em clima de aventura

Destino Referência em Turismo de Aventura recebe Seminário de Multiplicação de Boas Práticas do segmento
  • Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2009, 13h20
  • Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2009, 13h14

Nos dias 09 e 10 de novembro, a Chapada Diamantina estará em clima de aventura. Durante o Seminário de Multiplicação das Boas Práticas do Projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos”, o município reunirá representantes do setor turístico do governo estadual, municipal, SENAC, SEBRAE, entidades representativas do segmento e o grupo gestor com o intuito de debater a estruturação do destino e disseminar o conhecimento e os resultados obtidos no Projeto.

Durante os dois dias, palestras e estudos de caso serão apresentados visando a preparação de produtos turísticos segmentados. Os participantes poderão conhecer o trabalho dos receptivos especializados em aventura, por meio de visitas técnicas a atrativos que possibilitam as práticas do segmento, como o Rio Mucugezinho, Poço do Diabo e Morro do Pai Inácio.

Michelle Nonato, superintendente da Chapada Convention, ressaltou que o projeto e a formação do grupo gestor tem sido de extrema importância para o amadurecimento, a evolução e o desenvolvimento da atividade turística da Chapada Diamantina, agregando valor a partir das certificações, qualificações e do novo formato de gestão local participativa. “Vale ressaltar a contribuição para o processo de regionalização, mediante a integração com as demais cidades turísticas que compõe a região”.

Outra importante conquista do projeto para a região foi com relação à certificação do Sistema de Gestão de Segurança do Turismo de Aventura. Para Leonardo Persi, da ABETA, “com a inserção da Chapada Diamantina no Programa Aventura Segura, oito empresas aderiram ao processo de qualificação empresarial implementando as normas de segurança, estimulando com isso o aprimoramento de empresas e profissionais especializados para a operação de atividades de aventura contribuindo para a qualificação do segmento na região”.

O Seminário realizará hoje a apresentação do estudo de caso de Paraty, “Destino Referência em Turismo Cultural”, visando a multiplicação do projeto para outras regiões com potencial para o segmento, que segundo a coordenadora geral de segmentação, Sáskia Lima, permitirá que os representantes da Chapada Diamantina (e região) possam conhecer as práticas de sucesso desse segmento turístico para que, se for o caso, aplicá-las no destino.

O Turismo de Aventura

Lençóis dá acesso à Chapada Diamantina. Tombada como Patrimônio Histórico Artístico Nacional pelo IPHAN, a cidade concentra o maior número de empreendimentos voltados ao turismo da região. Entre os diversos atrativos culturais e naturais que a Chapada Diamantina oferece, destacam-se as atividades de aventura como maior potencial turístico para o desenvolvimento da região.

A Chapada Diamantina é um destino considerado referência em um segmento, projeto que prevê a estruturação de destinos brasileiros em segmentos de promoção turística.

Entre as ações da primeira etapa do projeto, destaca-se o fortalecimento do associativismo, além de cursos de qualificação profissional e empresarial para mobilizar empresas a implementarem as normas de gestão se segurança.

Destinos Referência

Conheça os 10 destinos contemplados pelo projeto:

Segmento
Cidades
Sol e Praia
Jijoca de Jericoacoara – CE
Aventura
Lençóis (Chapada Diamantina) – BA
Estudos e Intercâmbio
São João Del Rei – MG
Negócios e Eventos
Ribeirão Preto – SP
Ecoturismo
Santarém e Belterra – PA
Cultural
Paraty – RJ
Rural
Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Rancho Queimado e Urubici – SC
Pesca
Barcelos – AM
Aventura Especial
Socorro – SP
Cinema
Brasília – DF

registrado em:
Fim do conteúdo da página