Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > PAC das cidades históricas tem 170 cadastrados
Início do conteúdo da página

PAC das cidades históricas tem 170 cadastrados

Programa de planejamento e investimentos deverá ser anunciado pelo presidente Lula em novembro
  • Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2009, 17h10
  • Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2009, 17h57

Mais de 170 municípios brasileiras se cadastraram para participar do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas. Trata-se de um programa de planejamento e investimentos que deverá ser lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro próximo.

A boa nova foi transmitida aos secretários de turismo e representantes de governos estaduais e municipais reunidos em Paranaguá (PR) no I Encontro das Cidades Históricas e Turísticas. Conjunto arquitetônico tombado e existência de legislação municipal e estadual de proteção do patrimônio histórico e cultural são alguns dos critérios de seleção para o programa.

Um outro fator, a “vontade”, foi acrescentado pelo diretor de Patrimônio Histórico do IPHAN, Dalmo Vieira Filho em sua palestra no evento. Ele defende uma mudança de paradigma no tratamento dispensado tanto por autoridades como pela população ao patrimônio material e imaterial brasileiro. “A cidade na qual vivemos é como a nossa casa”, disse, acrescentando que “nas cidades históricas está grande parte da alma do Brasil”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página