Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Vale do Taquari (RS) prevê fortalecimento do turismo a partir da erva-mate
Início do conteúdo da página

Vale do Taquari (RS) prevê fortalecimento do turismo a partir da erva-mate

Edição 2009 da “Turismate” atrai mais de 20 mil pessoas à região
  • Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2009, 04h15
  • Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2009, 16h08

O município de Ilópolis (RS) organizou na última semana a edição 2009 da Turismate – a Festa da Erva-Mate. Debates e palestras discutiram ações para o desenvolvimento do setor e o uso da erva-mate para impulsionar o turismo na região do Vale do Taquari.

Os seminários atraíram produtores, entidades, autoridades municipais e empresários. Segundo o secretário de Turismo, Desporto e Lazer de Ilópolis, Ismael Rosset, cerca de 22 mil pessoas estiveram presentes no evento. “O número superou as expectativas, tivemos imprensa estrangeira e uma comitiva da revista Tea&Coffee (especializada em chá e café), de Nova York, que participou de um debate com a Associação Brasileira de Empresas Exportadoras de Erva-Mate”, afirmou.

Ilópolis tem 4 mil habitantes e é um dos cinco pólos produtores de erva-mate no Brasil. O município faz parte da rota da erva-mate na região do Alto do Vale do Taquari, juntamente com Encantado, Nova Bréscia, Relvedo, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Putinga, Arvorezinha e Itapuca.

“Cada município tem o foco no desenvolvimento de um subproduto da erva-mate, como medicamentos, gastronomia e cosméticos. A intenção é abrir as portas de outros países para a nossa produção e estimular o turismo aqui na nossa região”, conta Ismael Rosset.

A Turismate aconteceu de 13 as 15 de novembro e também mostrou ao público apresentações artísticas, com danças gaúchas, alemãs, italianas e indianas. A próxima edição da feira está programada para 2011.

registrado em:
Fim do conteúdo da página