Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Acompanhado pelo ministro do Turismo, secretário-geral da OMT encerra visita ao Brasil
Início do conteúdo da página
RETOMADA

Acompanhado pelo ministro do Turismo, secretário-geral da OMT encerra visita ao Brasil

  • Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 10h33
  • Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 12h14

Autoridade máxima do turismo mundial conheceu três cidades brasileiras e incentivou a retomada responsável das atividades

Por Amanda Costa

Além de Trancoso (BA), autoridade máxima do turismo mundial conheceu Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Crédito: Gustavo Messina/MTur

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, cumpriu nesta semana, ao lado do ministro Marcelo Álvaro Antônio, uma série de agendas no Brasil. Eles visitaram atrativos turísticos e se reuniram com o trade e lideranças do Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Trancoso (BA). Na pauta dos encontros estiveram a retomada segura e responsável do turismo e investimentos no setor.

"Mostramos ao secretário-geral que o turismo no Brasil pode ser muito mais do que belezas naturais, mas também uma importante mola propulsora da economia, gerando emprego e renda para a população", destacou Álvaro Antonio. "É desta forma que o mundo tem tratado o turismo, e muitos lugares já estão conquistando resultados positivos. Por isso, também queremos ver o nosso setor decolar no Brasil", finalizou.

A agenda da OMT no Brasil teve o objetivo de incentivar a retomada responsável das atividades, além de discutir projetos para o desenvolvimento do setor no País. No Cristo Redentor, cartão-postal do Rio de Janeiro, o ministro do Turismo e o secretário-geral da OMT foram recebidos, na última segunda-feira (16.11) pelo reitor do Santuário, Omar Raposo, quando conheceram a Capela do Corcovado e fizeram uma foto diante de um dos maiores ícones do turismo mundial.

Na ocasião, Zurab Pololikashvili ressaltou a alegria de estar no Brasil para alinhar ações de desenvolvimento do setor e destacou que o País é um destino seguro para se visitar. “É um dia muito emocionante para mim, para nós. É um local muito emblemático para o turismo onde nós nos encontramos agora (Cristo) e, depois do que passamos nos últimos meses, estamos aqui para dar a mensagem para todo o mundo de que se pode viajar de maneira responsável e segura. O Brasil está preparado para receber turistas”, salientou.

BRASÍLIA - Na capital federal, Álvaro Antônio e Zurab se encontraram com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Durante a reunião, Zurab reforçou a escolha do Brasil como primeiro país das Américas a receber um escritório da entidade. Também informou o interesse em parcerias para ofertar qualificação da mão de obra no setor. E, ainda, levantou a possibilidade de realizar, em Angra dos Reis (RJ), um Fórum com ministros do Turismo de vários países. Por fim, o secretário-geral reafirmou seu compromisso em ajudar o Brasil a aumentar os números do turismo doméstico e internacional.

Presidente Bolsonaro se encontrou com secretário-geral da OMT. Crédito: Isac Nóbrega/PR

Após a agenda no Palácio do Planalto, o representante da OMT seguiu para o Ministério do Turismo onde se reuniu com os secretários da Pasta e parte da equipe técnica. No encontro, Zurab conheceu as ações que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do governo federal com foco na proteção da atividade durante a pandemia e nas ações de retomada do setor, bem como de atração de investimentos.

TRANCOSO - No distrito do município de Porto Seguro e um dos destinos mais procurados do litoral baiano, o secretário-geral da OMT e o ministro do Turismo deram sequência a reuniões com integrantes do trade turístico da região e conheceram atrativos. Trancoso integra a rota estratégia Costa do Descobrimento, ao lado de Arraial d'Ajuda e Caraíva, que também fazem parte de Porto Seguro. A Costa do Descobrimento é uma das 30 rotas turísticas estratégicas, localizadas em 158 municípios do País, abrangidas pelo programa Investe Turismo.

RETOMADA - O governo federal lançou, na última semana, a aliança nacional Retomada do Turismo, que reúne 32 instituições do poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S, coordenada pelo Ministério do Turismo. O objetivo é reduzir os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia de Covid-19. São previstos um conjunto de ações e programas, que vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos, até obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos.

Edição: Rafael Brais

agencia noticiais MTUR.jpeg

registrado em:
Assunto(s): Retomada , Trancoso , OMT
Fim do conteúdo da página