Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > MTur entrega obra de restauração da Casa Eichendorf em Santa Catarina
Início do conteúdo da página
OBRAS

MTur entrega obra de restauração da Casa Eichendorf em Santa Catarina

Por meio do Iphan, foram investidos mais de R$ 300 mil para reforma estrutural e melhorias externas

  • Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 16h08
  • Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 16h20

Por Amanda Costa

 

19.10.2020 - Foto Casa Eichendorf SC.jpg

A centenária Casa Eichendorf está situada na primeira rua da cidade de São Bento do Sul. Crédito: Divulgação Iphan

Na última sexta-feira (17), a população de São Bento do Sul, município a 259 km de Florianópolis, em Santa Catarina, recebeu de volta um importante atrativo turístico: a Casa Eichendorf. Para celebrar a finalização da reforma custeada pelo Ministério do Turismo, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o casarão ficou aberto no último final de semana para visitação.

O investimento de R$ 313 mil possibilitou a construção de calçadas, estacionamento, rampa de acessibilidade, copa e lavabos, além de instalações elétricas e de equipamentos para prevenção e combate a incêndio. Foram realizadas, ainda, melhorias na área externa com grama e iluminação da fachada.

Agora, a prefeitura da cidade avalia o melhor uso do imóvel, com possibilidade de abertura permanente para visitações, venda de produtos coloniais e demais atividades relacionadas ao turismo e cultura.

Construído há mais de 100 anos, às margens da Estrada Dona Francisca – a primeira via da cidade –, o local é um dos imóveis símbolo do patrimônio cultural e histórico de imigrantes que se estabeleceram no estado. O casarão centenário abrigou o casal de agricultores Gustav e Josefina Eichendorf, bem como os seus descendentes.

A construção da Casa Eichendorf mescla técnicas tradicionais da arquitetura usada por colonos descendentes de alemães em Santa Catarina, com estrutura enxaimel (fundações de madeiras preenchidas com alvenaria de tijolos) e alvenaria autoportante, caracterizada pelo uso de tijolos cerâmicos maciços como sustentação. Já as paredes internas são revestidas com taipa de mão (preenchimento de barro).

ROTEIROS NACIONAIS DE IMIGRAÇÃO - A Casa Eichendorf integra um conjunto de casas tombadas pelo Iphan e faz parte do Projeto Roteiros Nacionais de Imigração, no Estado de Santa Catarina. Presente em 17 municípios, abrangendo 61 bens, a iniciativa reconhece o valor do patrimônio cultural dos imigrantes no conjunto do patrimônio cultural brasileiro, transformando-os em instrumentos de desenvolvimento sustentável e geração de trabalho e renda.

Edição: Lívia Nascimento

agencia noticiais MTUR.jpeg

registrado em:
Assunto(s): Iphan , obras , Santa Catarina
Fim do conteúdo da página