Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Ministro do Turismo ouve demandas do trade para retomada do setor
Início do conteúdo da página
REUNIÃO

Ministro do Turismo ouve demandas do trade para retomada do setor

Assuntos como reforma tributária, reabertura de atrativos e políticas de benefícios aos turistas foram debatidos

  • Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 19h17
  • Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2020, 19h18

Por Victor Maciel 

16.09.2020_REUNIÃO_TRADE_MTUR.jpg

Ministro destacou a importância da participação dos segmentos turísticos na retomada do setor. Crédito: Roberto Castro/MTur

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu nesta quarta-feira (16.09) com representantes das 20 principais entidades turísticas do país para ouvir as demandas referentes à retomada do setor. Entre elas, a importância da reforma tributária para o desenvolvimento do Turismo, os próximos passos para a reabertura dos destinos e a criação de políticas que beneficiam os turistas. Além dos secretários nacionais da Pasta, estavam presentes – por videoconferência - membros das entidades hoteleiras, agências de viagens, parques temáticos, cruzeiros marítimos, entre outros.

“Precisamos do apoio e de todo o esforço de vocês para que possamos ampliar as vitórias que alcançamos até aqui, como a liberação de crédito extraordinário, a regulamentação da relação entre consumidor e empresa e a manutenção de milhares de empregos, devido a MP trabalhista”, disse o ministro. “Já mostramos que juntos somos mais fortes, e nessa nova empreitada, tenho certeza que elevaremos o turismo aos patamares anteriores e até maiores”, destacou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Um dos pontos altos da reunião foi o debate sobre os impactos do sistema tributário do país. As entidades apresentaram sugestões, como a criação de uma tabela de tributos exclusiva para o Turismo em nível mais baixo. O relator do projeto da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro, participou do encontro e colocou à disposição uma cadeira para o setor nas discussões do documento, que está em tramitação no Congresso Nacional.

PLANO DE RETOMADA – No início de setembro, o Ministério do Turismo lançou o Plano Nacional de Retomada do Turismo. A iniciativa conta com ações como o selo “Turismo Responsável”, que já está em amplo funcionamento em mais de 21 mil empreendimentos turísticos do país. Foi anunciado também a ampliação do número de instituições financeiras para distribuir linhas de crédito do Fungetur.

Além disso, foram citado no encontro: o programa Qualifica +Turismo, que ofertará cursos de qualificação nas 30 rotas prioritárias do programa Investe Turismo; o lançamento da TV Turismo; a destinação de R$ 13,5 milhões para que estados e municípios possam promover seus atrativos; e a elaboração de um projeto nacional de “Turismo Rodoviário”, que já está sendo trabalhado pela Pasta.

Edição: Rafael Brais

WhatsApp Image 2020-09-02 at 15.22.56.jpeg

registrado em:
Assunto(s): Reunião , Trade , Empreendimentos
Fim do conteúdo da página