Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > MTur lança edital de credenciamento para cursos de capacitação a distância
Início do conteúdo da página
QUALIFICAÇÃO

MTur lança edital de credenciamento para cursos de capacitação a distância

Iniciativa irá selecionar instituições de ensino e entidades do Sistema S para promoverem formações em Libras, idiomas estrangeiros e boas práticas de biossegurança

  • Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 19h01
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 09h19

Por Victor Maciel

WhatsApp Image 2020-05-20 at 18.29.10.jpeg

Edital selecionará cursos de instituições de ensino e do Sistema "S" para serem ofertados aos trabalhadores do setor. Crédito: Divulgação

O Ministério do Turismo publicou, nesta terça-feira (15.09), edital de chamada pública para credenciar instituições de ensino, públicas e privadas, e entidades do Sistema “S”, como o Sesi e o Senai, interessadas em oferecer cursos de capacitação e qualificação em turismo. A iniciativa tem o objetivo de disponibilizar a trabalhadores do setor formações a distância em idiomas estrangeiros, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e boas práticas em questões associadas à biossegurança. As inscrições começam no dia 15 de outubro e seguem até 1º de novembro. (Veja o edital aqui).

De acordo com o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, William França, a proposta vai ampliar o leque de opções voltadas ao aprimoramento de serviços no país. “O Ministério do Turismo vem buscando a profissionalização dos brasileiros para que se possa gerar uma experiência cada vez melhor aos nossos visitantes. Sabemos que um trabalhador qualificado resulta em uma maior atividade turística e, consequentemente, na geração de emprego e renda para o país. Espero que a parceria com essas instituições possa render bons frutos para o setor neste momento de retomada”, comenta França.

Para participar, as instituições de ensino deverão obedecer a alguns critérios, como fornecer breve relato da temática para cada curso inscrito, apresentar declaração de idoneidade e comprovar a inexistência de débitos ou irregularidades em outras parcerias celebradas com órgãos ou entidades da Administração Pública Federal. Os interessados poderão cadastrar mais de um curso, desde que o conteúdo seja diferente e que a capacitação possua carga horária igual ou superior a 20 horas/aula.

A parceria não envolverá a disponibilização de recursos por parte do MTur. No entanto, a Pasta prestará todo o apoio necessário e divulgará os cursos disponibilizados pelas instituições em suas mídias. O Ministério do Turismo também vai fornecer sua logomarca para a promoção das capacitações, e haverá, ainda, a participação de representantes do órgão em solenidades e eventos de formação/conclusão das aulas, sempre que possível.

Edição: André Martins

WhatsApp Image 2020-09-02 at 15.22.56.jpeg

registrado em:
Fim do conteúdo da página