Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Ministério do Turismo participa de reunião do Conselho Executivo da OMT
Início do conteúdo da página
INTERNACIONAL

Ministério do Turismo participa de reunião do Conselho Executivo da OMT

Entre os assuntos debatidos, estão as tendências e perspectivas atuais do turismo internacional e o código de proteção de turistas

  • Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 13h08
  • Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2020, 13h08

Por Victor Maciel

16.09.2020_REUNIÃO_DANIEL_OMT.jpg

Reunião acontece em Tbilisi, capital da Geórgia. Crédito: MTur

O secretário executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, participou, nesta terça-feira (15.09), da abertura da 112ª reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), realizada em Tbilisi, na Geórgia. O evento vai até a próxima quinta-feira (17.09) e debaterá assuntos, como tendências e perspectivas atuais do turismo internacional, implementação do Programa Geral de Trabalho, competitividade, sustentabilidade, código internacional de proteção de turistas, entre outros.

Durante o pronunciamento oficial, Nepomuceno pontuou as ações desenvolvidas pelo MTur para manter o setor, tão impactado pela pandemia, e para garantir a segurança dos turistas no país. “O Brasil adotou todas as medidas necessárias para proteger o setor e os viajantes, tanto estrangeiros quanto nacionais, e está agora preparado para a retomada do turismo, inicialmente doméstico, mas logo, também, internacional”, destacou.

Essa é a primeira reunião de um órgão deliberativo das Nações Unidas, desde a declaração da pandemia de COVID-19. Membros de 24 países participam do encontro que conta com todos os protocolos de segurança sanitária. Além disso, a conferência indica a retomada da diplomacia multilateral, significativa no setor do turismo, um dos mais afetados pela crise sanitária e com maior potencial para a retomada do crescimento econômico.

O Secretário Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, anfitrião do encontro realizado em sua cidade natal, destacou que a realização presencial do Conselho Executivo é importante para mostrar a possibilidade de se reiniciarem as viagens internacionais, essenciais para o turismo em seu país, como em muitos outros cujo futuro depende da atividade.

CONSELHO - O Conselho Executivo é composto por 34 membros e se reúne pelo menos duas vezes por ano. O mandato dos membros eleitos é de quatro anos e as eleições para renovação de metade dos conselheiros são realizadas a cada dois anos. O Brasil ocupa, em mandato compartilhado com o Uruguai, uma das vagas do grupo no período de 2020 a 2021. O Ministério do Turismo acompanha ativamente os trabalhos da Organização.

Edição: Vanessa Castro

WhatsApp Image 2020-09-02 at 15.22.56.jpeg

registrado em:
Assunto(s): OMT , Comitê Executivo , Turismo
Fim do conteúdo da página