Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Ministro participa de reabertura das atividades turísticas no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página
RETOMADA

Ministro participa de reabertura das atividades turísticas no Rio de Janeiro

Evento de iluminação do Cristo Redentor marcou o retorno do turismo na capital fluminense 

  • Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 22h43
  • Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 11h21

Por Victor Maciel

140820 - cristo.png

Cerimônia de iluminação marcou a reabertura do Turismo no Rio de Janeiro. Crédito: Roberto Castro/MTur

Um dos principais cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor foi sede, nesta sexta-feira (14.08), da cerimônia de iluminação conjunta dos atrativos de turismo do município. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, deu o “start” na festividade que marcou a reabertura das atividades turísticas em uma das principais portas de entrada de visitantes do Brasil. Além do Cristo, foram iluminados ao mesmo tempo o Bondinho do Pão de Açúcar, a roda gigante Rio Star, os Arcos da Lapa, o Jardim Botânico, entre outros. 

De acordo com Álvaro Antônio, a iniciativa complementa um conjunto de ações que visam dar o ponta pé para o retorno do setor no país. “É um evento de suma importância e marca uma retomada consciente da cidade para o turismo. Isso conversa com o que lançamos recentemente - o selo de biossegurança do turista - onde pelo menos 15 segmentos contam com protocolos que foram construídos junto com a Anvisa. Portanto, é com muita satisfação que a gente participa deste momento, que prova que é possível sim conciliar o turismo com a segurança e com a saúde de todos os turistas”, destacou.

A reabertura dos pontos turísticos cariocas contou com a benção do padre Omar Raposo e com a Banda Sinfônica da Guarda Municipal, que executou para os presentes o hino da capital fluminense, Cidade Maravilhosa. Para receber os convidados, o evento contou com todos os protocolos de segurança: uso de máscara durante toda a permanência no local e a aferição de temperatura na entrada serão obrigatórios a todos. Além disso, houve sinalização de distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas e dispensers de álcool 70% para serem utilizados frequentemente. 

Para Camila Sousa, secretária Especial de Turismo e Legado Olímpico, a iluminação dos atrativos turísticos simboliza um reinício, uma retomada das atividades desse segmento, que reabre para o público neste sábado. “Embora a pandemia não tenha passado ainda, o esforço conjunto da iniciativa privada e do poder público, que seguem as regras de ouro, propiciam à população o acesso aos atrativos com segurança e muita responsabilidade”, destacou a secretária, que acrescenta que dados de diversos institutos apontam que o turismo é responsável por 1 em cada 10 empregos. "Por isso é de interesse público a retomada consciente dessas atividades”.

Além do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o evento contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales; do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto e da secretária Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Adriana Homem de Carvalho.

Edição: Rafael Brais

registrado em:
Assunto(s): turismo , rio de janeiro , retomada
Fim do conteúdo da página