Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Mantiqueira Paulista lança cartilha de boas práticas para receber turistas
Início do conteúdo da página
SERRA DA MANTIQUEIRA

Mantiqueira Paulista lança cartilha de boas práticas para receber turistas

Material lista cuidados que devem ser adotados pelos setores de hospedagem e alimentação

  • Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 08h37
  • Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 10h37

Por Vanessa Castro

150620 - campos jordão.jpg

Com a cartilha, Campos do Jordão se prepara para continuar abertura gradual. Crédito: Marco Ankosqui/MTur

A região paulista da Serra da Mantiqueira se prepara para retomar, de forma gradual e responsável, as atividades do setor de turismo. O Consórcio Intermunicipal Serra da Mantiqueira (CISMA), responsável pela gestão da região turística, lançou a “Cartilha de Boas Práticas em Hospitalidade em Tempos de Covid-19”. O documento traz recomendações de medidas de segurança a serem adotadas para preservar a saúde e a segurança, não apenas dos visitantes, mas de toda a equipe de colaboradores.

A cartilha contém protocolos rígidos, alinhados às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a serem utilizados pelos profissionais, desde o manobrista aos funcionários da lavanderia, sobre higienização, ações que permitam o distanciamento necessário entre as pessoas e o uso de máscaras. O documento, destinado a hotéis, pousadas, hostels, apart-hotéis, bares e restaurantes, será distribuído aos mais de 400 estabelecimentos de hospedagem e 550 locais de alimentação das cidades que integram a Região Turística coordenada pelo CISMA: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier, São José dos Campos e Tremembé. (Acesse a cartilha AQUI)

“A união e a ação integrada das cidades são fundamentais para o desenvolvimento regional. E o propósito da cartilha é justamente este: unificar e alinhar as orientações, provocando os necessários ajustes operacionais que o momento exige”, destaca Clodomiro Correia de Toledo Junior, presidente do CISMA.

Campos do Jordão, cidade que faz parte da Mantiqueira Paulista, flexibilizou as medidas de quarentena e o setor de hotelaria foi aberto inicialmente com 20% da capacidade de leitos e se prepara para continuar a abertura gradualmente.

SELO - Recentemente, o Ministério do Turismo lançou os protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos turísticos que desejam solicitar o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. A expectativa da Pasta é que a adoção das medidas contribua para a retomada do setor ao atender as novas exigências do turista cada vez mais atento à questão da segurança e higiene. Os protocolos foram construídos em parceria com o trade, levando em consideração diretrizes internacionais, e contou com a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A iniciativa tem como objetivo auxiliar o turista que, na retomada das viagens, irá procurar por estabelecimentos turísticos que assegurarem o cumprimento de, por exemplo, requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19. Estão disponíveis protocolos para: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas, Guias de Turismo, entre outros.

Edição: Rafael Brais

registrado em:
Assunto(s): turismo , coronavírus , retomada
Fim do conteúdo da página