Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Ministro participa de abertura de consulta pública para concessão de parques
Início do conteúdo da página
PARQUES NACIONAIS

Ministro participa de abertura de consulta pública para concessão de parques

Prazo para participação popular vai até julho e edital deve ser lançado ainda em dezembro deste ano

  • Publicado: Quarta, 27 de Mai de 2020, 12h21
  • Última atualização em Quinta, 28 de Mai de 2020, 16h12

Por Victor Maciel

27_05_ministro.jpeg

A expectativa é de que a medida amplie o número de visitantes nos locais e aumente a ocupação hoteleira anual. Crédito: Roberto Castro/MTur

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou nesta quarta-feira (27.05) da cerimônia de abertura da consulta pública para a concessão das Florestas Nacionais de Canela e São Francisco de Paula, localizadas no Rio Grande do Sul. As duas unidades fazem parte de um amplo projeto do governo federal para a atração de investimentos que impulsionará os principais destinos e atrativos do país. A expectativa é de que, com esta ação, haja um incremento de 30% no número de visitantes nos locais e uma ocupação hoteleira anual, em média, de 60%.

Em sua fala, Álvaro Antônio, destacou a necessidade de haver as concessões, principalmente no setor turístico. “As concessões são fundamentais para o Brasil. Enquanto que nos EUA, os parques recebem cerca de 300 milhões de turistas todos os anos, aqui esse número chega a 10 milhões. Estamos trabalhando para buscar a infraestrutura em torno dos parques e para potencializar esse número. Esse processo vai ser fundamental para a nossa retomada”, ressaltou.

Presente na cerimônia, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, destacou a relevância desse processo para o país. “É importantíssimo podermos avançar nesse modelo de concessões no qual o setor privado fará o que o poder público não pôde fazer nos últimos anos. Vamos mudar o conceito de concessões de parques que dava poucas alternativas”, pontuou.

A consulta pública deve ser finalizada em julho e o edital para a concessão dos parques deve ser publicado ainda em dezembro deste ano. A proposta é que os concessionários invistam recursos, já nos primeiros meses, em edificações existentes e na construção de unidades de hospedagens nos locais. Todo o processo está obedecendo aos princípios da proteção e desenvolvimento das unidades de conservação, transparência e uma gestão menos complexa.

VISITA TÉCNICA – Em outubro de 2019, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, enviou uma equipe técnica do Ministério do Turismo para potencializar o turismo na região. O objetivo era realizar um diagnóstico e definir medidas a serem trabalhadas no entorno das florestas nacionais em prol do aprimoramento do setor. Além da visita, os técnicos realizaram reuniões de diagnóstico turístico com interlocutores estratégicos e empresários dos municípios.

Edição: Vanessa Castro

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página