Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > MTur cria tutorial de plano de trabalho para gestores do PRT
Início do conteúdo da página
REGIONALIZAÇÃO

MTur cria tutorial de plano de trabalho para gestores do PRT

Documento contribui para gestão e organização dos processos e ações de políticas públicas de turismo

  • Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 18h41
  • Última atualização em Quarta, 29 de Abril de 2020, 13h02

Por Vanessa Castro

PRT.JPG

A fim de orientar os gestores do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) sobre a elaboração de planos de trabalho, o Ministério do Turismo criou um tutorial que explica as etapas necessárias para a construção do documento, como definição de metas, objetivos e indicadores. A iniciativa visa facilitar o entendimento do processo de elaboração e ressaltar a importância do documento para o desenvolvimento de estratégias e ações a serem alcançadas para o avanço das políticas públicas de turismo. Acesse o tutorial aqui

“Um plano de trabalho é essencial para nortear as ações que estão sendo desenvolvidas. Por isso, estamos discutindo e cogitando incluir esse documento como critério obrigatório para estados e regiões na atualização do Mapa do Turismo para o próximo ano”, comentou Hercy Filho, secretário de Estruturação do Turismo substituto. “Estamos acompanhando os desdobramentos da pandemia do novo coronavírus para, então, estabelecer as novas regras”, concluiu.

A inclusão do plano de trabalho como um critério para o Mapa do Turismo Brasileiro 2021, assim como as adequações do Sistema de Informação do PRT, seriam apresentadas e discutidas na 33ª Reunião Nacional dos Interlocutores, planejada para ocorrer no início deste mês, em Belém (PA). Por conta da pandemia, a reunião presencial foi reformulada e dividida em cinco encontros virtuais por macrorregiões, realizados esta semana, nos dias 22, 23 e 24 de abril.

Durante os encontros, representantes do MTur e gestores do PRT também analisaram as novas diretrizes de regionalização e discutiram outros pontos a serem incluídos, como a disposição das Instâncias de Governança formalizadas (com a participação do setor público, privado e do terceiro setor); a comprovação dos Conselhos Estaduais de Turismo; além da autonomia das Unidades da Federação com critérios e calendários próprios.

GOVERNANÇAS-PRT – A coordenação-geral de Mapeamento e Gestão Territorial (CGMT) do MTur criou um espaço no portal do PRT para mostrar a evolução das governanças do PRT. “Precisamos destacar as ações realizadas pelos atores da Regionalização que, desde 2018, vêm atuando fortemente no desenvolvimento de trabalhos importantes para as políticas públicas de turismo no país”, ressalta Ana Carla Moura, coordenadora-geral da CGMT.

Edição: Rafael Brais

registrado em:
Assunto(s): PRT , Mapa do Turismo
Fim do conteúdo da página