Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Repatriação de Brasileiros
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Repatriação de Brasileiros

  • Publicado: Sábado, 21 de Março de 2020, 18h54
  • Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2020, 10h49

O Ministério do Turismo coordena, junto ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Embratur, a repatriação de turistas brasileiros que estão retidos em outros países. A ação conta ainda com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, quando necessário, no âmbito de suas competências. 

O objetivo é auxiliar os milhares de brasileiros que estão fora do Brasil e precisam retornar ao seu país. Esse procedimento de resgate está em andamento e depende de uma série de adaptações legais, acordos com governos de outros países, contato com companhias aéreas e com embaixadas. 

Segundo dados do MRE, até o momento já foram repatriados 12,7 mil brasileiros, com o apoio de embaixadas e consulados. 

A partir desta terça-feira (14/04), o Formulário de Assistência Consular é a entrada única para o registro dos brasileiros que estão no exterior e precisam de auxílio para retornar. Além de entrar em contato com o serviço consular local, o passageiro deve acessar o FORMULÁRIO DE ASSISTÊNCIA CONSULAR. 

Mais informações também estão disponíveis na página orientativa do Ministério de Relações Exteriores (MRE)Para acessar a lista completa da Rede Consular do Brasil, clique aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página