Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Governo federal institui grupo de enfrentamento ao novo coronavírus
Início do conteúdo da página
CORONAVÍRUS

Governo federal institui grupo de enfrentamento ao novo coronavírus

 Ministério do Turismo integra comitê que monitora impactos da Covid-19 e articula ações contra a propagação da doença

  • Publicado: Terça, 17 de Março de 2020, 20h11
  • Última atualização em Terça, 17 de Março de 2020, 20h33

Por André Martins

17 03 2020 fachadamtur
Grupo contará com 20 ministros de Estado, entre eles o ministro Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo. Crédito: Roberto Castro/MTur

Um decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União estabelece a criação do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 (Confira o texto aqui). O grupo, composto por 20 ministros de Estado e representantes de órgãos como Advocacia-Geral da União, Banco Central, Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal, vai organizar ações governamentais de combate à disseminação da enfermidade.

Liderado pelo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Walter Braga Netto, o colegiado atuará de forma coordenada junto ao Grupo Executivo Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional. Este último é responsável por propor, articular e acompanhar a alocação de recursos para a adoção de medidas de preparação contra enfermidades.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, integrante do novo comitê, frisa a importância da união de esforços no sentido de minimizar impactos da doença. “Estamos em permanente contato com a área de saúde do governo federal e com representantes do trade turístico para orientar a adoção de medidas que ajudem o setor a superar este momento de adversidade e manter sua forte contribuição à economia e à geração de emprego e renda no Brasil”, lembra.

Marcelo Álvaro dialoga com dirigentes do setor turístico para receber demandas e discutir iniciativas de enfrentamento ao coronavírus. No início de março, em Brasília, o ministro comandou uma Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Turismo (CNT). Na ocasião, que contou com a presença do secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, foram relatadas ações de orientação a visitantes quanto a cuidados contra o vírus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página