Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Prêmio Nacional reconhece agentes públicos que contribuíram para o turismo
Início do conteúdo da página
PRÊMIO NACIONAL DO TURISMO

Prêmio Nacional reconhece agentes públicos que contribuíram para o turismo

Profissionais foram condecorados por terem atuado diretamente com políticas que fortaleceram o setor

  • Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 17h36
  • Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 17h41

Por Rafael Brais

27_01_20 Premio Agentes Públicos.jpg

Thiago Beraldo (esq.) e Alexandre Pereira (dir.) venceram o Prêmio Nacional do Turismo.Crédito: Roberto Castro/MTur

A 2ª edição do Prêmio Nacional do Turismo homenageou oito profissionais que contribuíram diretamente para o fortalecimento do setor no Brasil. Os agraciados foram reconhecidos por duas categorias (“Dirigentes e Parlamentares” e “Gestores e Técnicos”) que contaram com a participação maciça dos internautas na escolha, atingindo o recorde de 60 mil votos. A premiação, criada pelo Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional de Turismo, teve a cerimônia realizada em dezembro de 2019, em Belo Horizonte (MG).

Em “Dirigentes e Parlamentares”, o vencedor foi Alexandre Pereira, secretário Municipal de Turismo de Fortaleza (CE). Empresário e administrador de empresas, Pereira é pós-graduado em gestão pelo Instituto Europeu de Administração e Negócios (INSEAD), em gestão pública e privada pela Universidade Federal do Ceará, e em Gestão Pública pela Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais. Sobre sua premiação, o secretário ressaltou que a conquista é fruto do apoio que recebe. “Esse mérito só é possível graças ao apoio incondicional do prefeito Roberto Cláudio e ao trabalho realizado por toda equipe da Secretaria do Turismo de Fortaleza”, disse.

O ganhador em “Gestores e Técnicos” foi Thiago Beraldo, coordenador de Ordenamento da Visitação e do Ecoturismo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Autor dos estudos de Impacto Econômico do Turismo em Áreas Protegidas, Beraldo é Doutor em Ecologia Interdisciplinar pela Universidade da Flórida. Seu estudo embasou o relatório anual, publicado em 2017 e 2018, pelo ICMBio , intitulado "Contribuições do Turismo em Unidades de Conservação Federais para a Economia Brasileira”. “Este é um prêmio de todos nós que trabalhamos para sensibilização e conservação ambiental”, afirmou Beraldo.

PRÊMIO - O Prêmio Nacional do Turismo é uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT) e tem por objetivo identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores, público e privado, e ao terceiro setor do turismo brasileiro. A premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e é concedida na forma de troféus, entregues aos primeiros colocados de cada modalidade, e certificados, conferidos aos finalistas. A 2ª edição do Prêmio teve 418 projetos inscritos, dos quais foram selecionadas 33 iniciativas finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2019.

Edição: Victor Maciel

Fim do conteúdo da página