Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Curso de Atendimento ao Turista supera os 15 mil inscritos
Início do conteúdo da página
BRASIL BRAÇOS ABERTOS

Curso de Atendimento ao Turista supera os 15 mil inscritos

Objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade do serviço prestado aos visitantes e a gestão do turismo no país

  • Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 18h19
  • Última atualização em Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 16h15

Por Vanessa Castro

08_01_20_CAT.jpg

Qualificação ofertada pelo MTur é uma oportunidade para que profissionais de turismo tenham melhores chances no mercado de trabalho. Crédito: Dênio Simões/MTur

O curso de atendimento ao turista Brasil Braços Abertos, oferecido pelo Ministério do Turismo, atingiu a marca de 15.875 inscritos. Os alunos têm até o dia 30 de março para concluir as aulas que dão direito a certificado válido como curso de extensão. O BBA é uma plataforma online, totalmente gratuita, aberta a pessoas com mais de 15 anos e se destina a profissionais que já atuam ou pretendem operar no setor.

A manauense Ivânia Fernandes é técnica em guia de turismo e acaba de terminar o curso Brasil Braços Abertos. Todos os dias, ela atende turistas brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer as belezas amazônicas encontradas na cidade de Manaus. “O curso me ajudou muito a reciclar as informações de como oferecer um bom atendimento aos visitantes. A região norte recebe muitos turistas e precisamos sempre estudar e nos atualizar. Se os turistas são bem recebidos, com certeza eles voltam e fazem propaganda para os amigos e familiares”, comentou.

A região Sudeste se destacou em número de inscritos (49,8%), seguida do Nordeste (20%), do Sul (17,1%), do Centro-Oeste (6,5%) e do Norte (5,2%). O maior número de alunos é de São Paulo (3.650). Na sequência, Rio de Janeiro (2.325), Minas Gerais (1.525), Santa Catarina (1.094) e Rio Grande do Sul (979). Residentes em outros países somam 115 inscritos, com destaque para Argentina (48), Venezuela (11), Portugal (6), Chile (6) e Uruguai (5).

A coordenadora-geral de Qualificação do Ministério do Turismo, Neuza Portugal, afirma que o curso busca atender às necessidades dos interessados e de qualificação do mercado. “O curso, voltado aos profissionais que atuam na linha de frente do turismo, independente do perfil de ocupação, permite que o aluno, especialmente o que já trabalha, planeje seus estudos conforme a disponibilidade de horário. Trata-se de uma excelente oportunidade de se posicionar melhor no mercado, aumentando as possibilidades de contratação na área e aprimorando, de forma geral, o nível de excelência do atendimento ao turista no Brasil”, salienta.

AVALIAÇÃO - De acordo com uma pesquisa promovida pelo Ministério do Turismo com alunos da última edição do curso, 95% apontaram a flexibilidade de horário e local para estudar como a principal motivação da qualificação. Outros 90% citaram a chance de aperfeiçoamento profissional como diferencial para realizar o curso.

Ainda segundo o levantamento, 84% citaram a possibilidade de obter um certificado como motivação, e 80% elegeram a facilidade de acesso às aulas. Já 77% indicaram a ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A pesquisa, realizada entre 16 de maio e 4 de junho deste ano, consultou um total de 480 voluntários.

SOBRE O BBA - A capacitação, que possui 80 horas-aula, abre inscrições a cada ano e se divide em quatro módulos: Introdução, Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. O curso utiliza linguagem simples e engloba conteúdos como noções de inglês, ética e marketing, transmitidos por meio de jogos e vídeos.

A conclusão exige que o inscrito some 696 pontos. Ao final, o próprio aluno pode emitir certificado, chancelado pelo MTur e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O BBA oferece atendimento ao público por meio do endereço eletrônico pea@turismo.gov.br ou do telefone gratuito 0800 200 8484. Informações sobre novas inscrições ainda serão divulgadas.

Edição: Cecília Melo

registrado em:
Assunto(s): Turismo , BBA , Qualificação
Fim do conteúdo da página