Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Viagem pelas serras mineiras: opção para o inverno
Início do conteúdo da página

Viagem pelas serras mineiras: opção para o inverno

Aventura e natureza marcam o roteiro formado por municípios do extremo sul de Minas Gerais
  • Publicado: Quinta, 23 de Julho de 2009, 21h02
  • Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2009, 11h57
Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG)

Autor:Divulgação

Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG)

Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG)

Autor:Divulgação

Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG)

Brasília (24/07) – Descanso, ar puro, tranqüilidade e romantismo, atrativos oferecidos pelo Roteiro Serras e um Sexto Sentido. Composto pelos municípios mineiros de Cambuí, Gonçalves, Extrema, Camanducaia e o distrito de Monte Verde, o roteiro tem como palco o clima acolhedor das pequenas cidades interioranas mineiras e as belezas naturais preservadas da Serra da Mantiqueira.

Na romântica Monte Verde, distrito de Camanducaia, o turista encontrará um paraíso gastronômico, que reúne o charme e requinte europeu e o sabor da comida típica mineira. A pequena vila de arquitetura européia está a 1,6 mil metros acima do nível do mar, no alto da Serra da Mantiqueira, o que a torna uma boa opção para quem quer aproveitar o frio do inverno.

Para quem não resiste à culinária mineira, que tal experimentar o famoso “virado de banana”? O doce de banana frita com queijo mineiro e farinha de milho – prato típico de Cambuí – pode ser degustado no Mercado Municipal da cidade. Na Cachaça Capela, o visitante degustará uma das melhores cachaças do Sul de Minas e, ainda, terá a oportunidade de aprender sobre as etapas de produção dessa legítima bebida brasileira. Os devaneios gastronômicos não param por aí. No Sítio São João, o visitante bate um dedo de prosa e se delicia com os variados quitutes do Café Caipira do Sítio São João.

Além disso, o viajante poderá aventurar-se pelas trilhas do Circuito das Cachoeiras e pelo Sertão do Canta Galo, em Gonçalves, onde, do alto do mirante, se contempla a natureza da região. No Parque Municipal Cachoeira do Salto, em Extrema, trilhas, restaurante típico mineiro e espelho d`água para banho esperam o turista. Outra atração da cidade é o Pico dos Cabritos, onde o visitante poderá relaxar em massagens terapêuticas.

Essa é uma pequena mostra do que o Circuito Serras Verdes pode oferecer ao turista. Com certeza, uma mistura de cenários e sensações para carregar na lembrança. Para mais informações acesse www.turismobrasil.gov.br ou www.turismo.mg.gov.br .

Neste sábado (25/07), o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, participa da abertura do Festival de Inverno da Estância Climática de Monte Verde (MG).

81 motivos para viajar pelo Brasil – O Roteiro Serras e um Sexto Sentido está entre os 81 roteiros turísticos, com potencial para o mercado internacional, que estão sendo estruturados por meio do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Esses roteiros contemplam 345 municípios brasileiros de 113 regiões turísticas brasileiras.

Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo trabalha o desenvolvimento do turismo regionalizado em todo o país por meio da gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional.

Se você é brasileiro, está na hora de conhecer o Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página