Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Prêmio Braztoa de Sustentabilidade reconhece iniciativas em Canela (RS)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade reconhece iniciativas em Canela (RS)

Os 30 anos da entidade foram celebrados com recorde de inscrições. Próxima edição será na Serra Catarinense

  • Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 11h49
  • Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 14h21

Kiara Mila Goulart

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade Canela RS

Premiados, jurados e lideranças da Braztoa  Crédito:Éric Ribeiro/M&E

A charmosa cidade de Canela (RS) foi palco da oitava edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, evento organizado pela Assosciação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa). A entidade, que comemora 30 anos de existência neste ano, pôde festejar um recorde de inscrições - 180 iniciativas cadastradas no Prêmio, 38 a mais que em 2018.

"O Brasil tem diversas atividades e segmentos que não são reconhecidos. O Prêmio destaca quem faz a diferença e instiga outros atores do setor a olharem isso como algo importante e transformador", afirmou o secretário de Integração Interistitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, que representou o MTur no evento.

A tradicional solenidade contou com a presença dos finalistas, convidados do setor do turismo, empresários, empreendedores, gestores, imprensa e banca de jurados que selecionaram destaques nos quesitos inovação, ecoeficiência, desenvolvimento local, igualdade de gênero, redução de resíduos, dentre outras que corroboram a adesão aos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Dezenove finalistas disputaram o primeiro lugar nas categorias associados Baztoa; academia (Menção Honrosa); agências de viagem; meios de hospedagem e resorts; mídia e parceiros do Turismo. Mas o grande momento da noite ficou a cargo das iniciativas Gastronomia Periférica e Vivalá que ganharam posições de maior destaque.

"O prêmio é uma oportunidade de construirmos um novo olhar sobre a periferia que é tão massacrada e temos um projeto de transformação social, de tecnologia social que transforma a vida das pessoas. Esse reconhecimento é, de fato, muito importante", comemorou Liana Rangel, relações institucionais do Gastronomia Periférica- negócio social que provoca transformações na sociedade por meio dos alimentos.

Além das premiações, a iniciativa ainda levou para casa, um vídeo institucional produzido pelo Ministério do Turismo e o Vivalá, uma bolsa de estudos de pós-graduação do Senac-SP.

"Chegar na ponta, desenvolver o Brasil e usar o turismo como uma ferramenta incrível para a transformação do país é muito importante para a gente", finalizou Daniel Cabrera, co-fundador e presidente da Vivalá - agência de turismo que realiza expedições de Volunturismo no Brasil com o propósito de criar experiências profundas de turismo de base comunitária e desenvolvimento sustentável de comunidades através do voluntariado.

A noite de comemorações também foi marcada pelo anúncio da edição de 2020, que terá a Serra Catarinense, como a nova casa da Convenção Braztoa.

O PRÊMIO - O Braztoa de Sustentabilidade existe desde 2012 e tem o objetivo reconhecer práticas e iniciativas sustentáveis no Brasil. Além da noite de premiações, a entidade também realiza eventos prévios, como o ciclo de palestras do Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável (SEEDS) e a Convenção Braztoa - voltada aos gestores, empresários, lideranças e empreendedores.

A BRAZTOA – A Associação reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

 

CONHEÇA OS VENCEDORES:

Academia – Menção Honrosa
-Universidade Federal da Paraíba/Prefeitura Municipal de João Pessoa
Ação: Aproveitamento do coco verde: Estratégia para combater o desperdício de alimentos e para o desenvolvimento sustentável

Agências de Viagens
- Vivalá (SP)
Ação: Modelo de atuação Vivalá

Associados Braztoa
- BWT Operadora (PR)
Ação: Selo "Sustainable Tourism”

Meios de Hospedagem e Resorts
- Santa Clara Eco Resort (SP)
Ação: Projeto Clara Verde

Mídia
- TV Brasil (RJ)
Ação: No rastro da poesia, no Caminho de Cora

Parceiros do Turismo
- Gastronomia Periférica (SP)
Ação: Modelo de negócio Gastronomia Periférica

Iniciativas de Destaque
- Gastronomia Periférica
- Vivalá

Edição: Ivana Sant'Anna

registrado em:
Fim do conteúdo da página