Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Ministro exalta bom momento do país no 4º Fórum Brasileiro de Turismo
Início do conteúdo da página
FÓRUM DE TURISMO

Ministro exalta bom momento do país no 4º Fórum Brasileiro de Turismo

Marcelo Álvaro Antônio relatou ações adotadas pelo governo federal para estruturar o setor e promover a geração de emprego e renda

  • Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 18h31
  • Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 18h44

Por Rafael Brais, enviado especial


Crédito: Roberto Castro (MTur)

O momento promissor do mercado de viagens no Brasil e iniciativas do governo federal no sentido de aprimorar as condições do setor foram o foco da participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, no 4º Fórum Brasileiro de Turismo, realizado nesta sexta-feira (01/11), em Itu (SP). O evento reuniu atores públicos e privados do Sistema Nacional de Turismo para discutir o atual cenário da atividade no país, com a apresentação de casos de sucesso, além de debater perspectivas e estratégias de longo prazo na área.

Durante a abertura do evento, o ministro citou avanços como o Programa Investe Turismo, que qualifica 30 rotas estratégicas em 158 cidades de todo o país. “A infraestrutura é fundamental para o turismo, e o Investe Turismo, em parceira com o Sebrae e a Embratur, tem sido um sucesso. Mas também estamos trabalhando em outras ações, que já trazem resultados concretos. Uma delas é a isenção de vistos para Canadá, Estados Unidos, Austrália e Japão, que já está valendo, e agora será estendida a outros países anunciados pelo presidente Jair Bolsonaro, como China e Catar”, completou.

Acompanhe aqui o que aconteceu no evento

O ministro ressaltou que o Brasil tem atraído a atenção de investidores internacionais e previu avanços a partir da melhor estruturação de destinos turísticos do país. “Tivemos a liberação, por parte do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, do primeiro porto com terminal de passageiros, em Balneário Camboriú. Teremos pelo menos 15 desses ao longo da costa brasileira - e sem dinheiro público!”, enfatizou.

Marcelo Álvaro também destacou números que evidenciam a importância econômica do turismo para a economia e a geração de emprego e renda. “O turismo tem avançado de forma significativa. Entre janeiro e julho, cresceu 3,2%. Temos uma determinação muito clara do governo federal: identificar empecilhos ao desenvolvimento e desburocratizar”, afirmou, lembrando que a economia nacional cresceu 0,4% no mesmo período apontado. 

O evento contou com a presença do secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos; da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano; do secretário de Estado de Turismo São Paulo, Vinicius Lummertz; do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin; do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Linhares; do presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza; do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, deputado federal Herculano Passos, e do presidente do Global Council of Sales Marketing, Agostinho Turbian, entre outros.

Edição: André Martins

Fim do conteúdo da página