Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > MTur lança edital do Fungetur para bancos de cidades nordestinas atingidas pelo óleo
Início do conteúdo da página
RECURSO

MTur lança edital do Fungetur para bancos de cidades nordestinas atingidas pelo óleo

Edital de credenciamento de instituições financeiras prevê entrega de documentação até o dia 13/11

  • Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 17h48
  • Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 20h13

Por Ivana Sant'Anna

31.10.2019_Artesanato_Fungetur.jpg

Instituições selecionadas beneficiarão micro e pequenos empresários nordestinos. Crédito: Arquivo/MTur

O Ministério do Turismo lançou, nesta quinta-feira (31/10), um novo edital de credenciamento para instituições financeiras e agências de fomento interessadas em atuar como credoras de empresas do setor turístico por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). A orientação do edital, que cumpre a promessa feita pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio na última sexta (25/10), é que os agentes financeiros realizem o credenciamento pelo site do Fungetur e entreguem a documentação até o dia 13/11. O objetivo é beneficiar atores do setor do turismo de todo o País, especialmente, os das áreas atingidas pelo vazamento de óleo no litoral nordestino.

Pelo edital, publicado no Diário Oficial, os bancos poderão cobrar uma comissão de, no máximo, 7 % ao ano.  Condição que, segundo o secretário de Estruturação do Turismo do MTur, Robson Napier, melhora o acesso a linhas de crédito aos empreendedores das cidades litorâneas do Nordeste atingidas pelo vazamento de óleo.

“Nesse momento de dificuldade causado pela catástrofe lá no Nordeste, o Ministério do Turismo está criando um edital de chamamento, principalmente aos bancos do Nordeste, para que possam minimizar, através de um financiamento de longo prazo, dificuldades financeiras que eventualmente o setor privado envolvido com turismo vai sofrer nesses próximos meses. Os recursos estarão disponibilizados nos próximos 40 dias e vai permitir que os empresários dessas áreas atingidas possam se manter de maneira estável até que as coisas voltem à normalidade”, explicou.

Para darem início à seleção, as instituições financeiras devem acessar o Edital de Credenciamento e verificar a documentação necessária pelo endereço www.turismo.gov.br/fungetur.html. Os documentos deverão ser entregues, pessoalmente ou por via postal, na Esplanada dos Ministérios, Bloco "U", 3º andar, sala 358, Edifício Sede, CEP 70.065-900 - Brasília DF, até o dia 13/11/2019, das 9h às 17h. Os envelopes com as propostas serão abertos mesmo dia, às 17h, na sede do Ministério do Turismo, em Brasília.

Recentemente, o Ministério do Turismo fez algumas alterações no Fungetur permitindo o acesso a capital de giro e outros melhoramentos para empresários de pequeno porte possibilitando o pagamento de garantias do crédito. O custo do financiamento é de 3% ao ano e corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Edição: Victor Maciel

registrado em:
Assunto(s): Fungetur , Nordeste , Fomento , Economia
Fim do conteúdo da página