Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Potencial do Turismo Náutico da Baía de Todos os Santos será foco de estudo
Início do conteúdo da página

Potencial do Turismo Náutico da Baía de Todos os Santos será foco de estudo

Projeto-piloto
  • Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2009, 07h19
  • Última atualização em Segunda, 25 de Maio de 2009, 07h18

O Ministério do Turismo deu início nessa quarta-feira (13/05), em Salvador, em um estudo para analisar o potencial do Turismo Náutico na Baía de Todos os Santos. A pesquisa será realizada pela Fundação Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (FEA) e é uma parceria com a Secretaria de Turismo da Bahia.

O projeto compreende mapeamento e análise do potencial de desenvolvimento do setor náutico na região, com um diagnóstico da situação atual e a formatação de uma base de dados. O estudo prevê ainda um plano de ação, com participação da comunidade e a produção de um documentário.

Participaram da primeira reunião do projeto a coordenadora geral de Segmentação do MTur, Rosiane Rockenbach, o Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli Netto, e de representantes da FEA. O resultado das pesquisas deverá ser conhecido dentro de quatro meses.

De acordo com a coordenadora de Segmentação do Ministério do Turismo, o Turismo Náutico tem grande potencial econômico e pode ser gerador de emprego e renda nos destinos onde a atividade for consolidada.

Sobre a escolha da Bahia para desenvolver o projeto-piloto do ministério, Rockenbach declarou que o ambiente é muito propício, já que a Baía de Todos os Santos é cenário de regatas, mergulhos, passeios de barco e outras atividades náuticas.

Para Inez Garrido, assessora da Superintendência de Investimentos da Setur - BA, o estudo deve nortear o governo estadual quanto às necessidades para a realização de obras e ações de capacitação profissional, bem como as possibilidades que o setor privado pode desenvolver em benefício do segmento. “A expectativa é que tão logo o plano fique pronto, nós possamos iniciar a implantação de projetos”, disse.
 

Projeto-piloto
A Baía de Todos os Santos congrega 56 ilhas e 14 municípios em seu entorno. A maior delas, Itaparica, é um paraíso que encanta os visitantes por conta do visual bucólico das águas calmas da sua enseada.

Com bons ventos e condições para esportes como a vela, a Baía de Todos os Santos também é parada obrigatória das regatas internacionais que têm o Brasil incluído no roteiro.
As paisagens de cidades históricas como Salvador, Cachoeira e Maragojipe também enriquecem o visual para os turistas que chegam ao Estado a bordo de embarcações.

registrado em:
Fim do conteúdo da página